Mundo

ONU teme retomada de guerra total no leste da Ucrânia

"Estamos profundamente preocupados com a possibilidade de que haja uma guerra total", disse assistente de Ban Ki-moon durante reunião do Conselho de Segurança


	Soldados russos: acusações sobre entrada de blindados e tropas na Ucrânia carecem de fundamento, diz ministério russo
 (Alexander Khudoteply/AFP)

Soldados russos: acusações sobre entrada de blindados e tropas na Ucrânia carecem de fundamento, diz ministério russo (Alexander Khudoteply/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2014 às 18h42.

A ONU teme a retomada de um conflito total no leste da Ucrânia, revelou nesta quarta-feira Jens Anders Toyberg-Frandzeno, assistente do secretário-geral da organização, após a divulgação de relatórios sobre tanques e tropas russas cruzando a fronteira.

"Estamos profundamente preocupados com a possibilidade de que haja uma guerra total", disse o assistente de Ban Ki-moon durante uma reunião do Conselho de Segurança.

Toyberg-Frandzen destacou que outro cenário possível é que o leste da Ucrânia tenha "um conflito congelado e persistente, que manteria o status quo (...) durante os próximos anos ou décadas".

O terceiro cenário, segundo ele, é "um conflito de baixa intensidade que continue desta maneira durante meses, com combates esporádicos, seguido de períodos de aumento das hostilidades e da perda de vidas".

"O primeiro e o terceiro cenários seriam uma catástrofe para a Ucrânia", estimou o funcionário da ONU.

A reunião do Conselho de Segurança foi convocada a pedido dos Estados Unidos para analisar as acusações de incursões militares russas no leste da Ucrânia, confirmadas pela Otan e a OSCE.

A Organização de Segurança e Cooperação da Europa (OSCE) enviou 261 observadores à Ucrânia, 112 dos quais a regiões do leste do país, onde o cessar-fogo entre as Forças Armadas ucranianas e os rebeldes pró-Rússia é violado diariamente.

O ministério russo da Defesa disse nesta quarta-feira que as acusações sobre a entrada de blindados e tropas russas na Ucrânia carecem de fundamento.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaONURússiaUcrâniaViolência policial

Mais de Mundo

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site

Democratas deixam Texas para bloquear manobra republicana que redistribui distritos eleitorais

Milei veta aumento a aposentados e pensionistas por invalidez na Argentina

China lidera mercado global de robótica pelo 12º ano consecutivo, com 302 mil unidades vendidas