Mundo

ONU vota hoje resolução contra decisão dos EUA sobre Jerusalém

Egito pediu hoje que fosse realizada esta votação, um dia após a circulação do texto que pede que a decisão unilateral tomada pelos EUA seja revogada

Conselho de Segurança da ONU: é esperado que os Estados Unidos vetem o projeto de resolução (Mario Tama/Getty Images)

Conselho de Segurança da ONU: é esperado que os Estados Unidos vetem o projeto de resolução (Mario Tama/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 18 de dezembro de 2017 às 06h55.

O Conselho de Segurança da ONU votará nesta segunda-feira o projeto de resolução que rejeita a decisão do presidente americano, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, informaram fontes diplomáticas.

O Egito pediu hoje que fosse realizada esta votação, um dia após a circulação do texto que pede que a decisão unilateral tomada pelos Estados Unidos seja revogada, indicaram diplomatas à AFP.

É provável que os Estados Unidos vetem o projeto de resolução.

A decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel recebeu uma reprovação quase unânime da comunidade internacional.

O projeto de resolução que será votado na segunda-feira indica que o estatuto de Jerusalém "tem que se resolver pela negociação" e que faz parte das "preocupações profundas sobre as recentes decisões acerca de Jerusalém", sem citar os Estados Unidos.

O texto ainda indica que "toda decisão ou ação destinada a alterar o caráter, o estatuto, ou a composição demográfica" de Jerusalém "não tem força legal, é nula e não legítima e tem que ser revogada".

Israel tomou o controle da parte oriental da cidade durante a Guerra Seis Dias, em 1967, e vê toda Israel como sua capital, enquanto os palestinos querem a parte ocidental como capital em um Estado futuro.

Várias resoluções da ONU pedem para Israel se retirar do território apropriado em 1967 e reafirmam a necessidade de interromper a ocupação dessas terras.

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUEstados Unidos (EUA)IsraelJerusalémONU

Mais de Mundo

Conclave: como a fumaça fica preta ou branca?

Atropelamento em massa deixa vários feridos na Alemanha

Exportadores chineses reforçam foco no mercado interno diante de tarifas dos EUA

Austrália realiza eleições acirradas em plena guerra comercial