Mundo

Oposição analisa proposta para votar Código ainda hoje

O governo, que suspendeu a votação na semana passada, concorda em votar o Código em troca de a oposição retirar a emenda mais ampla ao texto do relator, Aldo Rebelo

Aldo Rebelo é o relator do projeto do Código Florestal (Renato Araújo/ABr)

Aldo Rebelo é o relator do projeto do Código Florestal (Renato Araújo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2011 às 16h42.

Brasília - Os líderes da oposição na Câmara dos Deputados estão analisando a proposta de acordo do governo para a votação do Código Florestal ainda hoje. O governo, que suspendeu a votação na semana passada, concorda em votar o Código em troca de a oposição retirar a emenda mais ampla apresentada ao texto do relator, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e substituí-la por outra emenda mais restrita. O governo teme ser derrotado na votação dessa emenda, o que significará alterações no projeto do relator, contrariando a posição do Palácio do Planalto.

Pelo acordo, a oposição manteria a votação do ponto do projeto que estabelece a definição por decreto das culturas que poderão continuar a ser plantadas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) às margens de rios. No entanto, não forçaria mais a votação da emenda que permite aos Estados instituir programa de regularização ambiental. "Não posso dizer que seja razoável, mas dá para apreciar (a proposta do governo). Uma vez acabada a análise com a assessoria técnica, vamos ver", disse o líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP).

Acompanhe tudo sobre:CongressoCódigo florestalDesmatamento

Mais de Mundo

EUA revoga visto de presidente da Colômbia por atos 'incendiários' durante protestos em Nova York

França retoma julgamento da Air France e da Airbus pelo acidente do voo Rio-Paris em 2009

Simpatia entre Lula e Trump não será determinante nas relações entre os países, diz Sérgio Fausto

Pela 1ª vez desde 2018, Coreia do Norte envia delegação de alto nível para a Assembleia Geral da ONU