Mundo

Oposição conservadora vence 2º turno de eleições polonesas

Caso o resultado seja confirmado pela comissão eleitoral polonesa, a vitória de Duda será a primeira para o Partido Lei e Justiça desde 2005


	Andrzej Duda tira foto ao lado de eleitora polonesa: a vitória de Duda será a primeira para o Partido Lei e Justiça desde 2005
 (REUTERS/Pawel Kopczynski)

Andrzej Duda tira foto ao lado de eleitora polonesa: a vitória de Duda será a primeira para o Partido Lei e Justiça desde 2005 (REUTERS/Pawel Kopczynski)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2015 às 07h35.

Pesquisas de boca de urna indicavam na noite deste domingo que o presidente da Polônia, Bronislaw Komorowski, não conseguiu sucesso em sua tentativa de ser reeleito.

De acordo com levantamento do instituto Ipsos para as emissoras de televisão TVP, TVN e Polsat, o candidato Andrzej Duda, da oposição mais conservadora, obteve 53% dos votos no segundo turno da eleição presidencial; Komorowski, que era considerado favorito até a semana passada, obteve 47%.

Caso o resultado seja confirmado pela comissão eleitoral polonesa, a vitória de Duda será a primeira para o Partido Lei e Justiça desde 2005, quando a agremiação venceu tanto a eleição presidencial como a parlamentar.

Komorowski reconheceu a derrota assim que saíram os resultados da pesquisa de boca de urna.

"Não funcionou desta vez. Os cidadãos de uma Polônia livre e democrática decidiram. Democracia significa que os resultados das eleições devem ser reconhecidos e respeitados. Cumprimento meu adversário por sua eleição e lhe desejo sucesso como presidente", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPolôniaEleições

Mais de Mundo

EUA coletarão biometria de estrangeiros na chegada e saída do país; veja regras

Lula diz que ligará novamente para Trump se as negociações não avançarem

Nova premiê do Japão quer 'zero residentes ilegais' com novo plano

Terremoto no Afeganistão deixa 27 mortos e quase mil feridos