Mundo

Oposição provoca caos para derrubar governo, diz Maduro

Em entrevista à Folha, Nicolás Maduro acusou a oposição de projetar um golpe através das manifestações que tomam a Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acena para apoiadores: em fevereiro, Maduro expulsou diplomatas americanos e criticou duramente o presidente Barack Obama (AFP)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acena para apoiadores: em fevereiro, Maduro expulsou diplomatas americanos e criticou duramente o presidente Barack Obama (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de março de 2014 às 12h03.

São Paulo - O presidente venezuelano Nicolás Maduro acusou a oposição ao seu governo de projetar um golpe através das manifestações que tomam o país. A afirmação foi feita à Folha de S. Paulo, na primeira entrevista concedida desde o início da onda de protestos na Venezuela, que já resultaram na morte de 39 pessoas.

Segundo afirmou Maduro à Folha, a direita "tenta tapar o golpe dizendo que são apenas protestos. Não são. É um golpe que assumiu uma modalidade perversa de violência na rua".

Representantes da oposição acusaram Maduro de coibir os protestos com prisões e tortura. Questionado pelo jornal a respeito das denúncias de estudantes sobre repressão, o presidente foi taxativo: "Falso. Mentem descaradamente. A tortura acabou na Venezuela como política de Estado".

Há dois dias, chanceleres de países da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) foram à Venezuela avaliar o cenário político e recomendaram que se modere a linguagem entre governo e oposição. Sobre o conselho, o presidente defendeu que, “apesar de chamado”, um setor da direita “não quer dialogar”. Depois, o presidente admitiu cogitar um maior equilíbrio. "Agora, está bem: se ajuda que esse setor se sente numa mesa para falar de paz, baixemos um pouco o tom da linguagem".

Em abril, Maduro completará seu primeiro ano de gestão.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolítica no BrasilAmérica LatinaProtestosVenezuelaNicolás Maduro

Mais de Mundo

Trump emite vaga ameaça contra Afeganistão por base aérea de Bagram

Venezuela treina militarmente civis diante de possível ataque dos EUA

Amazon, Microsoft e outras big techs alertam funcionários com visto H-1B a voltarem para os EUA

Custo de US$ 100 mil para o visto H-1B nos EUA só se aplica a novos pedidos, esclarece Casa Branca