Donald Trump: As tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos aos produtos chineses, somadas às taxas alfandegárias existentes, chegaram a 145%
Agência de notícias
Publicado em 12 de maio de 2025 às 10h50.
115 pontos, 125%, 30%, 10%... Aqui está um resumo dos números por trás da pausa na guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, anunciada nesta segunda-feira, 12, em Genebra, Suíça.
Esta é a duração da trégua alcançada em Genebra, que começará em 14 de maio, durante a qual China e Estados Unidos conduzirão negociações.
Os dois países concordaram com uma redução de 115 pontos percentuais em suas respectivas tarifas durante esse período.
As tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos aos produtos chineses, somadas às taxas alfandegárias existentes, chegaram a 145%, portanto serão reduzidas para 30% por um mês e meio.
Estes 30% restantes incluem os 20% impostos por Donald Trump para pressionar Pequim na luta contra o tráfico de fentanil, um poderoso opioide que causa uma grave crise de saúde nos Estados Unidos.
A China respondeu às tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos aumentando seus impostos sobre todos os produtos americanos para 125%. A trégua anunciada em Genebra os reduz para 10%.
Desde que Donald Trump retornou à Casa Branca em 20 de janeiro, ele impôs tarifas adicionais de 10%, que depois aumentou para 20%, justificando essas taxas pelo papel dos chineses na produção de fentanil.
Em 2 de abril, o presidente americano anunciou tarifas que afetam grande parte do mundo, com o objetivo de reduzir o déficit comercial dos Estados Unidos. Para a China, essas tarifas chegaram a 34%, somando-se às relacionadas ao fentanil.
Pequim então respondeu impondo uma taxa adicional de 34% sobre todos os produtos americanos. Em resposta, o presidente dos EUA aumentou as tarifas para 104%.
A China então aumentou suas tarifas para 84% e Trump respondeu com tarifas de 125%, mais 20% relacionadas à crise do fentanil, elevando para 145% o total de tarifas dos EUA sobre os produtos chineses anunciadas em 10 de abril.