Mundo

Os políticos que querem esquecer escândalos e voltar à ativa

Pew Research elencou cinco maiores escândalos políticos em volume de cobertura da mídia nos últimos cinco anos; três protagonistas tentam voltar aos holofotes


	Anthony Weiner é pré candidato a prefeitura de Nova York após escândalo de fotos

	
 (Getty Images / Allison Shelley)

Anthony Weiner é pré candidato a prefeitura de Nova York após escândalo de fotos (Getty Images / Allison Shelley)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2013 às 06h12.

São Paulo – Em pesquisa divulgada em julho, o Pew Research elencou os cinco maiores escândalos políticos em volume de cobertura da mídia nos Estados Unidos. Entre os “vencedores”, três estão tentando esquecer o passado e voltar à vida pública: Anthony Weiner, Eliot Spitzer e Mark Sanford.

Weiner ocupa a quarta posição na lista mas é o que almeja um dos lugares de maior destaque: a prefeitura de Nova York. O pré-candidato democrata era congressista por Nova York em 2011 quando renunciou ao cargo após admitir que mentiu sobre o envio via Twitter de uma foto sua vestindo cuecas a uma mulher no estado de Washington.

Incialmente, Weiner havia afirmado que o incidente seria obra de hackers, mas depois ele reconheceu que manteve contatos virtuais indevidos com algumas mulheres e, depois do incidente, novas mensagens de texto com conteúdo sexual e fotos vieram à tona.

Spitzer, ex-governador de Nova York, anunciou sua candidatura ao cargo de Comptroller, uma espécie de CFO da cidade. Ele tenta retornar à política cinco anos depois que uma investigação federal encontrou ligações entre ele e a prostituição de luxo. O escândalo levou a sua renúncia em março de 2008.

Na semana entre os dias 10 e 16 de março de 2008, quando Spitzer deixou o cargo, o caso respondia por 23% do espaço no noticiário. Naquela semana, só a campanha presidencial recebeu cobertura maior (27%).

Sanford, ex-governador da Carolina do Sul, ganhou um assento no Congresso quatro anos depois de admitir um caso fora do casamento e sobreviver a um pedido de impeachment.

Veja os cinco maiores escândalos políticos em volume de cobertura da mídia nos últimos cinco anos, segundo o Pew Research:

Envolvido Semana Espaço que o caso ocupou no noticiário
Rob Blagojevich 8-14 de dezembro de 2008 28%
Eliot Spitzer 10-16 de março de 2008 23%
Larry Craig 26-31 de agosto de 2007 18%
Anthony Weiner 6-12 de junho de 2011 17%
Mark Sanford 22-28 de junho de 2009 11%
Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEscândalosEstados Unidos (EUA)FraudesPaíses ricos

Mais de Mundo

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'

Secretário de Defesa dos EUA compartilha vídeo contra direito de voto das mulheres