Mundo

Otan estuda organizar 1ª reunião com Rússia desde 2014

Apesar de suas diferenças, ambas as partes reconhecem a necessidade "de transparência", indicaram as fontes em relação a Moscou


	Vladimir Putin: a Aliança suspendeu a cooperação prática com a Rússia após a intervenção daquele país na Ucrânia
 (Sean Gallup/Getty Images)

Vladimir Putin: a Aliança suspendeu a cooperação prática com a Rússia após a intervenção daquele país na Ucrânia (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2016 às 13h59.

A Otan estuda se convida a Rússia para a primeira reunião formal desde 2014, quando congelou seus contatos com aquele país devido à crise na Ucrânia, indicaram fontes diplomáticas nesta quarta-feira.

Apesar de suas diferenças, ambas as partes reconhecem a necessidade "de transparência", indicaram as fontes em relação a Moscou.

O pano de fundo é uma série de crises que incluem a Ucrânia e a guerra na Síria.

"A reunião não será realizada antes do encontro de ministros de Defesa da Otan, em 10 e 11 de fevereiro, mas poderia acontecer no fim de fevereiro ou começo de março", indicou uma fonte à AFP.

"Ainda temos que falar com a Rússia, bem como sobre a agenda. A Ucrânia está na lista, mas temos que ver o que mais será discutido", acrescentou, pedindo o anonimato.

A Aliança, liderada pelos Estados Unidos, suspendeu a cooperação prática com a Rússia após a intervenção daquele país na Ucrânia, em 2014, e a anexação da Crimeia.

Segundo dois diplomatas, a Otan gostaria de discutir a prevenção de incidentes aéreos, principalmente na fronteira entre Turquia e Síria, após a destruição de um caça-bombardeiro russo pela Turquia em novembro, bem como sobre a transparência e previsibilidade dos exercícios militares organizados pela Rússia.

A Alemanha pressiona por uma abertura a Moscou, no momento em que o Ocidente busca a ajuda da Rússia para enfrentar a ameaça do Estado Islâmico e resolver a crise síria.

A Otan não comentou o assunto. O chefe da Aliança, Jens Stoltenberg, havia prometido em dezembro que estudaria como organizar uma reunião com a parte russa.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropagestao-de-negociosOtanReuniõesRússia

Mais de Mundo

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'

Secretário de Defesa dos EUA compartilha vídeo contra direito de voto das mulheres