Mundo

Países amazônicos se unem para medir desmatamento

A região que será estudada abriga 20% das reservas de água doce do planeta

Floresta Amazônica, em Guaviare, Colômbia: trata-se do primeiro estudo desse tipo de alcance regional 
 (Mayela Lopez/AFP)

Floresta Amazônica, em Guaviare, Colômbia: trata-se do primeiro estudo desse tipo de alcance regional (Mayela Lopez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2011 às 09h07.

Quito - Os países da região amazônica iniciarão em agosto uma série de estudos para medir a taxa de desmatamento dessa zona, que abriga 20% das reservas de água doce do planeta, anunciou nesta segunda-feira, em Quito, a associação que os representa.

O monitoramento sobre desmatamento busca harmonizar critérios para medir a perda de área verde, que varia de país para país, explicou o diretor executivo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), o boliviano Mauricio Dorfler.

Trata-se do primeiro estudo desse tipo de alcance regional e contará com especialistas de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, destacou Dorfler durante uma reunião da OTCA em Quito.

Entre as causas do fenômeno do desmatamento, o diretor mencionou a pressão sobre o uso da terra, a agricultura, a exploração madeireira e a extração de minerais.

A OTCA também empreenderá em agosto o primeiro estudo de recursos hídricos fronteiriços, com o objetivo de promover uma melhor e mais adequada utilização da água, disse Dorfler.

A Amazônia representa 6% da superfície do planeta e contém mais da metade do parque úmido tropical e 20% das reservas de água doce do mundo, o que a converterá em um território estratégico frente a fenômenos como o aquecimento global, segundo a OTCA.

Assim mesmo, a região abarca 7,4 milhões de km2 - equivalentes a 40% da superfície do território sul-americano - e é uma das mais diversas da Terra e um "grande espaço de riqueza cultural", sendo habitada por 420 povos indígenas, disse Dorfler.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaDesmatamentoMeio ambiente

Mais de Mundo

Alckmin vai ao Vaticano representar governo na missa de início de pontificado do Papa Leão XIV

Houthis pedem que Trump pare de apoiar Israel se quiser a paz no Oriente Médio

Biografia de Pepe Mujica: ele foi agricultor, preso político e presidente

Quem é Lucía Topolansky, mulher de Pepe Mujica