Mundo

Países em desenvolvimento querem acordo até 2011

Na Cidade do Cabo, países do BASIC querem que nações desenvolvidas reduzam emissões de CO2

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Cidade do Cabo (Reuters) - Um grupo de países em desenvolvimento, que estão entre os maiores emissores de carbono, afirmou neste domingo que um acordo mandatório global buscando limitar as mudanças climáticas precisaria ser concluído, no mais tardar, até 2011.

Ministros do Meio Ambiente do chamado bloco BASIC --que inclui Brasil, África do Sul, Índia e China-- se reuniram na Cidade do Cabo para discutir como acelerar o acordo global que obrigaria as nações mais ricas a diminuir as emissões de carbono e reduzir o aquecimento global.

"Os ministros entenderam que uma decisão legalmente mandatória deveria ser concluída em Cancun, no México, neste ano, ou no mais tardar na África do Sul, em 2011", afirmaram os ministros em comunicado conjunto, se referindo às reuniões das Nações Unidas sobre o clima.

O Protocolo de Kyoto, com o qual os Estados Unidos não concordou, obriga cerca de 40 países desenvolvidos a reduzir as emissões no período de 2008 a 2012. As reuniões das Nações Unidas sobre o clima ainda não chegaram a um acordo quanto ao que ocorrerá a partir de 2012.

 

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaEmissões de CO2Carbono

Mais de Mundo

Maduro convoca bases chavistas a discutir preparação para ação armada

Rússia derruba 221 drones ucranianos em ofensiva noturna

Nepal: protestos no país deixaram 51 mortos e mais de 12 mil presos foragidos

Polônia afirma que incursão de drones não foi erro e rejeita versão de Trump