Antes de sua morte, na última segunda-feira, o papa Francisco fez uma doação pessoal de 200 mil euros aos presos, que eram "seus últimos bens", afirmou nesta quarta-feira, 23, o bispo Benoni Ambarus, diretor do escritório para a pastoral carcerária e encarregado de assuntos de caridade em Roma.
"Ele doou 200 mil euros de sua conta pessoal", disse Ambarus à imprensa italiana nesta quarta.
Segundo os detalhes, a doação era destinada a uma fábrica de massas no centro de detenção juvenil Casal del Marmo, em Roma.
"Eu disse a ele que temos uma grande hipoteca sobre esta fábrica de macarrão e que, se pudéssemos cobri-la, reduziríamos os preços do macarrão, venderíamos mais e poderíamos contratar mais trabalhadores", acrescentou.
"E me respondeu: 'Estou quase sem dinheiro, mas ainda tenho algum na minha conta'. E me deu 200 mil euros", disse Ambarus, que destacou a defesa dos prisioneiros feita por Francisco durante seu papado.
Ambarus mencionou a recente visita do papa à prisão romana de Regina Coeli na última quinta-feira, por ocasião da Quinta-feira Santa e apenas quatro dias antes de sua morte, onde ele "gritou ao mundo, com todas as suas forças, a necessidade de prestar atenção aos prisioneiros".
Durante seus pouco mais de 12 anos de pontificado, Francisco visitou regularmente os centros penitenciários e instou a defesa da dignidade dos presos.
Em dezembro do ano passado, para marcar o início das celebrações do Jubileu ou Ano Santo, Francisco abriu uma das portas sagradas para este evento, que o Vaticano celebra a cada 25 anos na prisão de Rebibbia, em Roma. Isso foi interpretado como uma declaração de intenções e um sinal de reconhecimento da população carcerária.
-
1/11
Cardeal da Igreja Católica, Pietro Parolin, dia 23/fev/2014
(Cardeal Pietro Parolin - Itália: é o atual secretário de Estado do Vaticano, ocupando o segundo posto mais importante na hierarquia da Santa Sé desde 2013. Foi o primeiro cardeal nomeado pelo Papa Francisco, em 2013.)
-
2/11
O cardeal Matteo Maria Zuppi observa enquanto participa da segunda sessão da segunda Assembleia Sinodal das Igrejas na Itália, no salão Paulo VI, no Vaticano, em 1º de abril de 2025
(Cardeal Matteo Zuppi - Itália: arcebispo de Bolonha desde 2015 e também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2019.)
-
3/11
Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Itália: Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica no Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol do diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos
(Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Itália: Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica no Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol do diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos)
-
4/11
O cardeal Jean-Marc Aveline acaba de receber o caixão do ex-prefeito de Marselha, Jean-Claude Gaudin, e está a caminho da catedral para celebrar o funeral em Marselha, França, em 23 de maio de 2024.
(O cardeal Jean-Marc Aveline acaba de receber o caixão do ex-prefeito de Marselha, Jean-Claude Gaudin, e está a caminho da catedral para celebrar o funeral em Marselha, França, em 23 de maio de 2024.)
-
5/11
(Cardeal Péter Erdo - Hungria: arcebispo de Esztergom-Budapeste, foi durante muito tempo o cardeal mais jovem da Europa. Tem postura conservadora e formação acadêmica sólida.)
-
6/11
(Cardeal José Tolentino de Mendonça - Portugal: atual prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, cargo que ocupa desde 2022. Poeta, teólogo e intelectual renomado, ele também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2019)
-
7/11
(Cardeal Mario Grech - Malta: Ordenado sacerdote em 1984 e nomeado bispo de Gozo em 2005, também por Francisco, Grech é conhecido por sua abordagem pastoral e pelo foco em questões relacionadas ao diálogo inter-religioso e justiça social.)
-
8/11
(Cardeal Luis Antonio Tagle - Filipinas: atual cardeal-arcebispo de Manila. Foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Tagle é conhecido por seu compromisso com a justiça social, o combate à pobreza e a defesa dos direitos humanos, além de ser defensor do diálogo inter-religioso.)
-
9/11
(Cardeal Robert Francis Prevost - EUA: bispo emérito de Chiclayo, no Peru. Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos)
-
10/11
(Cardeal Fridolin Ambongo Besungu - República Democrática do Congo: arcebispo de Kinshasa desde 2018. Em 2019, o Papa Francisco o elevou ao cardinalato)
-
11/11
Brasilia - Bispo auxiliar de Braslia (DF) e secretrio geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner fala sobre arenncia do papa Bento XVI ao posto de lder da Igreja Catlica.
(Cardeal Leonardo Ulrich Steiner - Brasil: Anunciado pelo Papa como cardeal da Igreja Católica em maio de 2022, Steiner tornou-se o primeiro cardeal da Amazônia brasileira)