Mundo

Papa Francisco apresenta 'leves melhoras', e Vaticano cogita aparição pública no Angelus de domingo

No entanto, ainda não há definição sobre a presença do Pontífice nas celebrações da Páscoa

Papa Francisco deixa hospital após 37 dias de internação ( Tiziana FABI / AFP)

Papa Francisco deixa hospital após 37 dias de internação ( Tiziana FABI / AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 4 de abril de 2025 às 11h44.

Última atualização em 4 de abril de 2025 às 12h01.

Tudo sobrePapa Francisco
Saiba mais

O Vaticano anunciou nesta sexta-feira, 4, que o papa Francisco, de 88 anos, apresentou “leves melhoras” em seu estado de saúde, depois de enfrentar uma pneumonia bilateral que o afastou das atividades públicas desde março e o deixou internado por mais de cinco semanas no hospital Gemelli de Roma. Segundo a Santa Sé, há possibilidade de que o Pontífice participe da tradicional oração do Angelus no próximo domingo, ainda que “em uma modalidade diferente”.

“A situação do papa apresenta novas leves melhoras em relação à respiração, motricidade e uso da voz”, informou o comunicado oficial, acrescentando que os exames de sangue mais recentes tiveram “resultados satisfatórios”.

Os médicos alertaram que o papa precisa de tempo para recuperar o uso pleno da voz devido aos danos provocados nos músculos respiratórios pela pneumonia bilateral, que colocou sua vida em perigo em duas ocasiões.

Desde que recebeu alta do hospital Gemelli, em 23 de março, Francisco permanece em recuperação, sem aparições públicas. Seu último Angelus presencial ocorreu em 9 de fevereiro e, desde então, apenas uma versão escrita da oração foi divulgada.

Embora continue convalescente, o Pontífice, segundo o Vaticano, pode fazer uma aparição durante a tradicional oração dominical do Angelus, mas em uma "modalidade diferente". "Ele está de bom humor e continua trabalhando", informou a Santa Sé.

Nesta sexta-feira, Francisco ainda acompanhou por videoconferência uma cerimônia religiosa da Quaresma, celebrada na sala Paulo VI. Na última quarta-feira, também participou remotamente da missa em homenagem aos 20 anos da morte de João Paulo II.

No entanto, apesar da melhora e da possível aparição pública na próxima oração dominical do Angelus, ainda não há definição sobre a presença do Pontífice nas celebrações da Páscoa, no dia 20 de abril. Ainda de acordo com o Vaticano, “ainda é prematuro falar” da participação do papa nos eventos litúrgicos da data mais importante do calendário cristão.

Na última quinta-feira, a Santa Sé confirmou pelo menos uma aparição pública do Pontífice nas celebrações da Páscoa. Contudo, de acordo com o comunicado oficial, a presença dele seria decidida conforme a evolução de sua saúde ao longo das semanas.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoVaticano

Mais de Mundo

Secretário da Saúde de Trump diz que 20% das demissões feitas por Musk foram erros

Califórnia quer ficar isenta de represália comercial contra os EUA

Juiz ordena que imigrante deportado por engano para prisão em El Salvador retorne aos EUA

Reino Unido corre para fechar um acordo após tarifas de 10% impostas por Trump