Mundo

Papa Francisco comparece de surpresa à Basílica de Santa Maria Maior para rezar

O pontífice apareceu em uma cadeira de rodas, usava cânulas nasais para receber oxigênio e estava vestido com o hábito papal branco

 (Francois Nel / Staff/Getty Images)

(Francois Nel / Staff/Getty Images)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 12 de abril de 2025 às 14h53.

O papa Francisco deixou novamente sua residência no Vaticano, onde se recupera de uma grave infecção respiratória que o manteve hospitalizado por 38 dias, e fez neste sábado uma aparição surpresa na Basílica Romana de Santa Maria Maior.

"No início desta tarde, o Papa Francisco chegou à Basílica de Santa Maria Maior e, na véspera do Domingo de Ramos e da Semana Santa, parou para rezar diante do ícone da Virgem Maria, Salus Populi Romani", disse o Vaticano em um breve comunicado.

O pontífice, de 88 anos, apareceu em uma cadeira de rodas, usava cânulas nasais para receber oxigênio e estava vestido com o hábito papal branco, além de carregar uma oferenda floral, de acordo com imagens divulgadas da visita.

O líder religioso é muito devoto do ícone Salus Populi Romani, que ele sempre visita após suas viagens, como fez em 23 de março, quando saiu do hospital e, de surpresa, a carreata em que o pontífice viajava desviou de seu caminho para chegar a Santa Maria Maior.

Essa é a mais recente aparição surpresa do papa durante sua convalescença na Casa Santa Marta, sua residência, onde os médicos estimaram que ele deveria permanecer por pelo menos dois meses em repouso e com poucas visitas para garantir sua recuperação.

No entanto, na última semana, papa Francisco deixou a casa em várias ocasiões, o que sugere que a saúde do pontífice está melhorando.

Na última quinta-feira, o papa apareceu de calça escura, camiseta e poncho na Basílica de São Pedro, que ele também percorreu em cadeira de rodas para observar a restauração da área da Cátedra e rezar no túmulo de Pio X.

O rei britânico Charles III e a rainha Camilla, que estavam de viagem pela Itália, também fizeram uma visita não anunciada na quarta-feira passada, embora o encontro oficial tenha sido cancelado devido à saúde do papa.

Antes, o pontífice também havia reaparecido de surpresa no domingo passado, no final da Missa do Jubileu para os doentes, para dar uma bênção e saudar os fiéis. 

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoVaticanoIgreja Católica

Mais de Mundo

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'

Secretário de Defesa dos EUA compartilha vídeo contra direito de voto das mulheres

Donald Trump considera processo contra Jerome Powell por reforma do Fed e políticas monetárias