Mundo

Papa Francisco diz que corruptos não têm dignidade

O papa Francisco fez uma forte crítica à corrupção, dizendo que os adeptos do suborno são pessoas sem dignidade


	Papa Francisco: "quem pratica a corrupção perdeu a dignidade e dá aos filhos um pão sujo", disse
 (Getty Images)

Papa Francisco: "quem pratica a corrupção perdeu a dignidade e dá aos filhos um pão sujo", disse (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 08h14.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco fez nesta sexta-feira (8) uma forte crítica à corrupção, dizendo que os adeptos do suborno são pessoas sem dignidade. Em uma missa na residência de Santa Marta, no Vaticano, cujo tema eram os valores da mundanidade, o Pontífice afirmou que "quem pratica a corrupção perdeu a dignidade e dá aos filhos um pão sujo". "Alguns de vocês irão dizer: 'Mas os corruptos fazem o que todos fazem'. E vos respondo: 'Não, todos, não'. Alguns gestores de empresas e administradores públicos, do governo, talvez sim. Mas não são muitos. Isso está ligado ao comportamento de pegar o caminho mais rápido, mais cômodo, para vencer na vida", criticou Francisco.

Fazendo orações, o Papa pediu que o Senhor "mude o coração dos devotos da 'deusa da corrupção'" e que projeta os filhos dos corruptos, "os quais têm fome de dignidade". "Talvez fosse bom, hoje, que nós rezássemos pelas inúmeras crianças e jovens que recebem dos seus pais um pão sujo. Eles também têm fome de dignidade. Vamos rezar para que o Senhor mude o coração dos devotos da "deusa da corrupção" e percebam que a dignidade vem do trabalho digno, honesto e cotidiano", pediu o Papa.

Desde quando foi eleito, em março de 2013, Francisco tem feito apelos pelos pobres e pelo modo simples de viver, sem exuberâncias. O Papa chegou a criticar sacerdotes que exibem artigos de luxo e afastou do cargo o bispo alemão Tebartz-van Elst, suspeito de gastar mais de R$ 90 milhões na construção de sua residência.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosCorrupçãoEscândalosFraudesPapasPapa FranciscoVaticano

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA