Mundo

Papa Francisco passa a noite bem, após episódios de insuficiência respiratória aguda

Esse foi o terceiro fim de semana consecutivo em que ele não pôde celebrar a missa dominical na Basílica de São Pedro

Papa Francisco: pontífice foi diagnosticado com pneumonia bilateral (Filippo MONTEFORTE / AFP/AFP)

Papa Francisco: pontífice foi diagnosticado com pneumonia bilateral (Filippo MONTEFORTE / AFP/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 4 de março de 2025 às 09h17.

O Papa Francisco dormiu a noite toda e segue descansando, informou o Vaticano em um comunicado. O Pontífice, que recebeu o diagnóstico de pneumonia bilateral, está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro.

Nesta segunda-feira (3), o Papa sofreu dois episódios de "insuficiência respiratória aguda", em mais um revés para o religioso de 88 anos, afirmou o Vaticano.

Segundo a nota, a situação foi causada "por um acúmulo significativo de muco endobrônquico", e Francisco precisou de ventilação mecânica não invasiva, isto é, que não exige intubação.

"Foram realizadas duas broncoscopias com a necessidade de aspiração de secreções abundantes", afirmou o documento. "No período da tarde, foi retomada a ventilação mecânica não invasiva."

No domingo, o Pontífice, de 88 anos, não precisou de ventilação mecânica para respirar, o que foi considerado um avanço em sua recuperação. Desde sua internação, no dia 14 de fevereiro, Francisco tem recebido cuidados médicos contínuos.

Esse foi o terceiro fim de semana consecutivo em que ele não pôde celebrar a missa dominical na Basílica de São Pedro. No entanto, em sua mensagem do Angelus, o Papa expressou gratidão pelo apoio dos fiéis e fez um apelo pela paz, mencionando conflitos como os da Ucrânia, Faixa de Gaza, Líbano, Mianmar, Sudão e República Democrática do Congo.

O líder espiritual dos 1,4 bilhão de católicos do mundo foi internado em 14 de fevereiro por causa de uma bronquite, que evoluiu para uma pneumonia bilateral. É sua quarta hospitalização e a mais longa desde 2021. Dezoito dias depois, sua condição é “estável”, mas o quadro clínico permanece “complexo”, de acordo com o último relatório médico divulgado pela Santa Sé no domingo.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoVaticano

Mais de Mundo

Conselho de Segurança da ONU condena ataques israelenses em Doha em raro pronunciamento

Maduro lança operação militar de 'resistência' ante presença dos EUA no Caribe

FBI divulga imagens de suspeito do assassinato de Charlie Kirk e pede ajuda para identificá-lo

China amplia reservas estratégicas de energia para garantir segurança energética