Mundo

Paquistão afirma que não iniciará ataque à Índia, mas que está preparado para responder

Relacionamento já tenso entre os países vizinhos se deteriorou ainda mais após o ataque ocorrido em 22 de abril, na Caxemira, que matou 26 pessoas

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 30 de abril de 2025 às 14h54.

Tudo sobrePaquistão
Saiba mais

O ministro das Relações Exteriores paquistanês, Ishaq Dar, garantiu que seu país não será o primeiro a tomar alguma medida de escalada militar, mas advertiu com veemência que o Paquistão está preparado para dar uma resposta firme se a Índia provocar qualquer ação desse tipo.

"Deixei bem claro, em nome do governo e da nação, que o Paquistão não será o primeiro a recorrer a nenhuma medida de escalada. No entanto, no caso de qualquer medida de escalada por parte da Índia, responderemos com muita firmeza", afirmou.

A declaração foi feita durante uma entrevista coletiva conjunta em Islamabad, na qual o ministro abordou os recentes confrontos na fronteira ao longo da Linha de Controle com a Índia.

O relacionamento já tenso entre os dois países vizinhos com armas nucleares se deteriorou ainda mais após o ataque mortal de 22 de abril em Pahalgam, na Caxemira administrada pela Índia, que matou 26 pessoas, principalmente turistas, e marcou um dos ataques mais mortais contra civis na disputada região do Himalaia desde 2000.

Após o incidente, Nova Délhi acusou rapidamente o Paquistão de apoiar os agressores. Islamabad negou veementemente essas alegações, e o primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, pediu uma investigação neutra sobre o incidente.

O ministro das Relações Exteriores descartou como "absurda" qualquer sugestão de envolvimento do Paquistão no incidente de Pahalgam, acusando a Índia de gerar deliberadamente "furor e alarde na mídia" após cada incidente para obter meros ganhos políticos.

O ministro da Informação de Islamabad, Attaullah Tarar, alegou nesta quarta-feira, com base em "inteligência confiável", que a Índia está planejando uma ação militar contra o Paquistão nas próximas horas.

Acompanhe tudo sobre:PaquistãoÍndiaGuerras

Mais de Mundo

Ucrânia e EUA assinam acordo para exploração de terras raras no país europeu

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses