Mundo

Parlamentares alemães planejam ouvirem Snowden

O advogado alemão que cuida do processo de Snowden que seria melhor que seu cliente pudesse testemunhar na Alemanha ou em outro país terceiro


	Edward Snowden: segundo sua denúncia, programa dos EUA monitorou até mesmo celular de Angela Merkel
 (REUTERS/NBC News)

Edward Snowden: segundo sua denúncia, programa dos EUA monitorou até mesmo celular de Angela Merkel (REUTERS/NBC News)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2014 às 16h30.

Berlim - Parlamentares alemães planejam viajar para Moscou para colher o depoimento do ex-agente de segurança da NSA Edward Snowden, como parte da investigação a respeito da extensão da programa de monitoramento conduzido pelos Estados Unidos e seus aliados na Alemanha.

Parlamentares do bloco conservador da primeira-ministra Angela Merkel e seus pares da coalizão de centro-esquerda combinaram nesta quinta-feira escutar Snowden na Rússia, onde o ex-agente está asilado.

Os partidos esquerdistas, de oposição, querem que a Alemanha convide Snowden para ir a Berlim para prestar um depoimento, mas o governo argumenta que isso iria colocar em risco as relações transatlânticas e a cooperação de segurança com os EUA.

O advogado alemão que cuida do processo de Snowden, Wolfgang Kaleck, disse à InfoRadio que seria melhor que seu cliente pudesse testemunhar na Alemanha ou em outro país terceiro.

Promotores alemães abriram nesta quarta-feira uma investigação a respeito do programa de espionagem dos EUA no país, que, segundo denúncia de Snowden, monitorou até mesmo o celular de Merkel.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEuropaAlemanhaAngela MerkelEspionagemEdward Snowden

Mais de Mundo

'Acho que temos um acordo' sobre Gaza, diz Trump

Netanyahu exige libertação de reféns do Hamas em discurso na ONU

Reino Unido anuncia documento de identidade digital para combater trabalho irregular

Irã e Rússia fecham acordo de US$ 25 bilhões para novas centrais nucleares