Mundo

Parlamento europeu cria comissão para perspectivas financeiras

Estrasburgo - O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje a criação de uma comissão especial encarregada de preparar o próximo marco orçamentário da União Europeia a partir de 2014. A nova comissão será composta por 50 deputados e terá como objetivo identificar "os desafios políticos e recursos orçamentários para uma UE sustentável após 2013", explicou a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2010 às 14h18.

Estrasburgo - O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje a criação de uma comissão especial encarregada de preparar o próximo marco orçamentário da União Europeia a partir de 2014.

A nova comissão será composta por 50 deputados e terá como objetivo identificar "os desafios políticos e recursos orçamentários para uma UE sustentável após 2013", explicou a instituição.

O organismo será encarregado de definir as prioridades do PE para o próximo marco orçamentário, estimar a quantidade de dinheiro que a UE precisará para alcançar seus objetivos e definir a duração das próximas previsões financeiras.

Tradicionalmente, cada marco orçamentário é válido para sete anos (o atual vence em 2013), mas os parlamentares querem ajustar esse tempo para que coincida com os mandatos da Comissão Europeia (CE) e do próprio Parlamento, renovado a cada cinco anos.

A comissão, cuja composição será aprovará nesta quinta-feira, apresentará os resultados de seu trabalho em um relatório que deve ser aprovado pelo plenário antes de julho de 2011, quando a CE apresenta sua proposta para o próximo período financeiro.

A princípio, o primeiro encontro da nova comissão parlamentar será realizado no próximo mês em Estrasburgo (França) e nele os membros elegerão um presidente, um vice-presidente e um conferente para o relatório.

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaOrçamento federalreformas

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro