Mundo

Europa exige que EUA esclareçam espionagem a UE

Segundo revista alemã 'Der Spiegel', EUA acessaram conversas confidenciais, e-mails e arquivos dos computadores das representações da UE em Washington


	'Estou profundamente preocupado e surpreendido', disse o presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz
 (Georges Gobet/AFP)

'Estou profundamente preocupado e surpreendido', disse o presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz (Georges Gobet/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2013 às 09h36.

Bruxelas - O presidente do Parlamento Europeu (órgão legislativo da UE), Martin Schulz, exigiu hoje dos Estados Unidos que esclareça se espionou a União Europeia (UE), como afirma a revista alemã 'Der Spiegel', que cita documentos do ex-colaborador da espionagem americana Edward Snowden.

'Estou profundamente preocupado e surpreendido', reconheceu Schulz, em comunicado, no qual assegurou que 'se as acusações forem verdade, seria um assunto muito grave que terá um grave impacto nas relações UE-EUA'.

Segundo 'Der Spiegel', a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos teve acesso tanto a conteúdos de conversas confidenciais como a e-mails e arquivos dos computadores das representações da UE em Washington.

Não se tratou de escutas ou espionagem através de microfones no edifício, mas de sua rede informática interna, diz a revista, que cita como fonte uma ata qualificada de extremamente confidencial da NSA, correspondente a setembro de 2010, e vazada por Snowden. EFE

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaEspionagemEdward Snowden

Mais de Mundo

ONU aponta deterioração dos direitos humanos na Coreia do Norte

Trump diz que há um 'alto grau de certeza' que suspeito de matar Charlie Kirk foi preso

Proibição de celulares em escola na Finlândia melhora interação e reduz distrações em sala

Preço do bife sobe 16,6% nos EUA com tarifas de Trump no radar; café tem alta de 21,7% em agosto