Mundo

Partido Conservador prepara-se para proclamar May premiê

Theresa May, de 59 anos, se transformou na única candidata à liderança conservadora e à chefia do governo após a desistência de sua rival


	Theresa May: a ministra, de 59 anos, se transformou na única candidata à liderança conservadora
 (Andrew Yates / Reuters)

Theresa May: a ministra, de 59 anos, se transformou na única candidata à liderança conservadora (Andrew Yates / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2016 às 11h14.

Londres - A candidata Theresa May será "formalmente" proclamada líder do Partido Conservador britânico e primeira-ministra do Reino Unido uma vez que o comitê 1922 do grupo parlamentar "tory" se reúna, declarou nesta segunda-feira seu presidente, Graham Brady.

Brady afirmou que o conselho deste comitê, que aplica os estatutos da formação, manterá uma reunião de consulta, mas indicou que a intenção é proclamar May "o mais rápido possível" para o duplo cargo.

Theresa May, de 59 anos, se transformou na única candidata à liderança conservadora e à chefia do governo após a desistência de sua única rival, Andrea Leadsom, que hoje se retirou da disputa ao considerar que não tinha suficiente apoio dentro do grupo parlamentar.

May e Leadsom, que foram pré-selecionadas pelos parlamentares conservadores, concorriam pelo voto das bases em eleições internas que terminariam em 9 de setembro, quando seria revelado o nome da ganhadora.

Leadsom, que apoiou o "Brexit" no referendo de 23 de junho, garantiu hoje, ao anunciar sua desistência, que May é a pessoa "ideal" para dirigir o Executivo, pois recebeu os votos de 199 dos 329 deputados "tories", frente aos 84 da secretária de Estado de Energia.

A nova chefe do governo britânico será a encarregada de liderar as conversas com a União Europeia para acordar os termos da saída do Reino Unido do bloco comunitário.

Acompanhe tudo sobre:Partidos políticosPaíses ricosEuropaReino UnidoBrexitGoverno

Mais de Mundo

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk

Trump prepara tarifas para importações de móveis; medida pode afetar o Brasil