Mundo

Partido de Yoon Suk-yeol diz que buscará uma “saída ordenada” para o presidente

O líder do partido conservador acrescentou que realizará consultas com o Partido Democrático (PD), principal força da oposição e um dos promotores da moção fracassada de hoje, para que o referido processo seja realizado “de forma previsível e transparente"

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 7 de dezembro de 2024 às 15h17.

Tudo sobreCoreia do Sul
Saiba mais

O líder do partido governante na Coreia do Sul, Han Dong-hoon, afirmou neste sábado, 7, que irá procurar uma “saída ordenada” do poder para o presidente Yoon Suk-yeol, após o partido ter bloqueado uma moção parlamentar para destituir o mandatário.

Após liderar seu partido, o Partido do Poder Popular (PPP), no boicote a iniciativa de destituição de Yoon que tinha sido promovida pela oposição por sua aplicação da lei marcial, Han reiterou sua posição expressada anteriormente, segundo a qual o recurso ao estado de exceção representou “uma violação grave e clara da Constituição”.

Portanto, o PPP “pressionará por uma saída ordenada do presidente com vista a minimizar o caos”, disse Han na Assembleia Nacional após a sessão extraordinária de hoje.

O líder do partido conservador acrescentou que realizará consultas com o Partido Democrático (PD), principal força da oposição e um dos promotores da moção fracassada de hoje, para que o referido processo seja realizado “de forma previsível e transparente".

Yoon “será efetivamente destituído de suas funções até deixar o cargo, e o primeiro-ministro assumirá as funções de Estado em consulta com o partido”, acrescentou Han.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do Sul

Mais de Mundo

Putin receberá enviado de Trump para discutir fim da guerra na Ucrânia

Hong Kong prende 13 pessoas após incêndio que deixou 151 mortos

Enchentes em países da Ásia já deixam mais de mil mortos

Honduras: candidato apoiado por Trump lidera votação presidencial