Mundo

Partido mexicano é repreendido por usar slogans de campanha em tortilha

Campanha eleitoral vem sendo marcada por níveis de violência inéditos contra candidatos e políticos

Dois partidos do México se envolveram em uma polêmica ligada à utilização de uma embalagem de tortilha (Carlos Jasso/Reuters)

Dois partidos do México se envolveram em uma polêmica ligada à utilização de uma embalagem de tortilha (Carlos Jasso/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 26 de junho de 2018 às 13h02.

Última atualização em 26 de junho de 2018 às 13h02.

Cidade do México - Desesperado para alcançar o candidato de oposição que lidera as pesquisas há tempos, dois partidos do México se envolveram em uma polêmica ligada à utilização de uma embalagem de tortilha, a massa usada para fazer tacos.

Em uma "sessão extraordinária urgente", a autoridade eleitoral do México ordenou que o Partido da Ação Nacional (PAN) de centro-direita pare de embrulhar as tortilhas com slogans de campanha depois que o governista Partido Revolucionário Institucional (PRI) fez a denúncia.

Massa sem fermento normalmente feita de milho, a tortilha é onipresente no México, que elegerá um número recorde de candidatos, incluindo o presidente, no dia 1º de julho.

Na noite de domingo o Instituto Nacional Eleitoral disse que o recurso de propaganda empregado pelo PAN viola as normas legais existente porque não é fabricado com têxteis nem é reciclável.

O instituto deu 24 horas para a empresa responsável pelas embalagens irregulares encerrar a produção.

Pesquisas de opinião mostram que o postulante de esquerda Andrés Manuel López Obrador tem uma grande vantagem na corrida presidencial e que os candidatos do PRI e do PAN - os dois únicos partidos que governaram o México moderno - estão brigando pelo segundo lugar.

A campanha eleitoral vem sendo marcada por níveis de violência inéditos contra candidatos e políticos.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesMéxico

Mais de Mundo

Mulher é condenada a 8 anos de prisão nos EUA ao ajudar norte-coreanos a burlarem empresas

Por que as exportações da China se mantêm fortes mesmo com tarifas de Trump?

Em visita ao Fed, Trump confronta Powell por gastos em reforma do prédio

Argentina chega a acordo com o FMI para liberar US$ 2 bilhões