Mundo

Partido nacionalista pode ganhar espaço em eleição na Suíça

Pesquisas mostram que o partido nacionalista poderia avançar em meio a preocupações generalizadas sobre recente fluxo de imigrantes para a Europa.

Parlamento suíço: eleitores estão votando para eleger os representantes, enquanto as pesquisas mostram que o partido nacionalista poderia avançar. (Andy Christiani/Getty Images)

Parlamento suíço: eleitores estão votando para eleger os representantes, enquanto as pesquisas mostram que o partido nacionalista poderia avançar. (Andy Christiani/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2015 às 08h32.

Genebra - Eleitores suíços estão votando para eleger os representantes no Parlamento, enquanto as pesquisas mostram que o partido nacionalista poderia avançar em meio a preocupações generalizadas sobre recente fluxo de imigrantes para a Europa.

Sob o processo da Suíça, de um sistema multipartidário que favorece a estabilidade, a eleição para as duas casas do Parlamento não deve mudar drasticamente a atual organização do governo de coalizão ampla, mesmo que o partido nacionalista suíço ganhe força.

A pesquisa mais recente da agência gfs.bern para a emissora nacional sugeriu que o Partido Popular, de ideologia nacionalista, ganharia cerca de 28%, ao passo que os Social-Democratas ficariam com aproximadamente 19% e os Democratas Livres, de posicionamento conservador, teriam pouco menos de 17%.

Apesar de votos antecipados e opções de votação por e-mail, as pesquisas sugerem que apenas cerca de metade dos eleitores inscritos votarão. Eles já têm um espaço importante na política do governo porque a Suíça realiza regularmente referendos. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaPaíses ricosRefugiadosSuíça

Mais de Mundo

Alckmin vai ao Vaticano representar governo na missa de início de pontificado do Papa Leão XIV

Houthis pedem que Trump pare de apoiar Israel se quiser a paz no Oriente Médio

Biografia de Pepe Mujica: ele foi agricultor, preso político e presidente

Quem é Lucía Topolansky, mulher de Pepe Mujica