Mundo

Patriota encontra Chávez para discutir relação bilateral

O líder venezuelano informou que repassaram temas de ''grandíssima importância'' para ambos países e para o Mercosul, cuja presidência temporária está com o Brasil


	Patriota quis ''celebrar a vitória do presidente Chávez em sua reeleição, mas também do povo venezuelano e da democracia na Venezuela''
 (Evaristo Sa/AFP)

Patriota quis ''celebrar a vitória do presidente Chávez em sua reeleição, mas também do povo venezuelano e da democracia na Venezuela'' (Evaristo Sa/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2012 às 20h59.

Caracas - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, se reuniu nesta quinta-feira com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, na primeira visita a Caracas de um funcionário estrangeiro após sua vitória nas eleições de 7 de outubro.

''É muito relevante para nós que poucos dias depois das eleições nos visite o chanceler Patriota, é muito significativo, é uma poderosa mensagem do Brasil'', disse Chávez a jornalistas após a reunião.

O líder venezuelano informou que repassaram temas de ''grandíssima importância'' para ambos países e para o Mercosul, cuja presidência temporária está com o Brasil.

Acrescentou que conversaram sobre o ''financiamento a projetos de desenvolvimento que já estão em andamento'' e a outros de ''alto impacto'' para o desenvolvimento dos países.

Nesse sentido, indicou que nos dias 12 e 13 de novembro estará na Venezuela uma missão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (BNDES) para avaliar ''o gigantesco potencial de crescimento econômico'' do país.

Por sua parte, Patriota quis ''celebrar a vitória do presidente Chávez em sua reeleição, mas também do povo venezuelano e da democracia na Venezuela''.

Destacou, além disso, que essa disputa eleitoral, na qual Chávez derrotou o candidato da oposição, Henrique Capriles, por 11 pontos de vantagem, ''teve um elemento muito importante'' que foi a missão de acompanhamento da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Patriota afirmou que conversaram sobre as ''possibilidades de desenvolvimento bilateral'' e destacou que, apesar de o Brasil já ter uma importante presença institucional para cooperar e investir na Venezuela, pode ''fazer mais''.

Nesse sentido, disse que estabeleceu a realização de reuniões de vice-chanceleres bimestrais para repassar ''não só a incorporação da Venezuela ao Mercosul, mas o comércio e as relações bilaterais''.

''Para o Brasil a relação com a Venezuela é absolutamente estratégica, é uma das relações com maior potencial'', concluiu. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAntonio PatriotaHugo ChávezPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosVenezuela

Mais de Mundo

Itamaraty confirma morte de brasileiro em atropelamento em Vancouver

Trump quer baixar imposto de renda com dinheiro do tarifaço, mas economistas alertam para riscos

Empresas de gás dizem que não podem cumprir veto de Trump a navios chineses

Índia realiza teste de mísseis em meio a crise com o Paquistão por tensões na Caxemira