Mundo

Pela primeira vez, britânicos brancos são minoria em Londres

Atualmente, os brancos nascidos no Reino Unido representam 45% da população total da capital britânica, em comparação com os 58% de 2001


	Londres, na Inglaterra: também influenciou nos números o grande aumento dos britânicos de raça negra, asiática e mestiça
 (Getty Images)

Londres, na Inglaterra: também influenciou nos números o grande aumento dos britânicos de raça negra, asiática e mestiça (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2012 às 14h18.

Londres - Pela primeira vez, os britânicos de raça branca não chegam a 50% da população de Londres, cidade que conta com 8,2 milhões de habitantes, segundo os resultados do censo de 2011 que foram divulgados nesta terça-feira pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, por sua sigla em inglês).

Atualmente, os brancos nascidos no Reino Unido representam 45% da população total da capital britânica, em comparação com os 58% de 2001, quando foi realizado o último censo na Inglaterra e no País de Gales.

A razão principal para este descenso de 13 pontos percentuais acontece por conta do forte aumento de residentes estrangeiros, que cresceu 63% desde 2001 na Inglaterra e em Gales.

Em Londres, 37% dos habitantes nasceram fora do Reino Unido, quando há dez anos este segmento da população representava apenas 25%.

A maioria dos estrangeiros residentes em Londres procedem da Índia e já chega a 3% do total de habitantes da capital britânica, seguidos dos originários da Polônia, que chega a 2%.

Também influenciou nos números o grande aumento dos britânicos de raça negra, asiática e mestiça, segundo os resultados deste censo realizado em 27 de março de 2011, nos 348 municípios da Inglaterra e do País de Gales, que foi divulgado nesta terça-feira pela ONS.

Assim, os britânicos de raça asiática somam 18,4% da população londrina, enquanto os de raça negra são 13,3%.

A imigração é a causa de mais da metade do aumento da população britânica, que cresceu 7% até chegar aos 56,1 milhões em 2011 (53 milhões na Inglaterra e 3,1 milhões em Gales), frente aos 52,4 milhões em 2001.

Os residentes de origem estrangeira passaram de 4,6 milhões em 2001 para 7,5 milhões em 2011 e já representam 13% do total da população. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaImigraçãoLondresMetrópoles globaisNegrosReino Unido

Mais de Mundo

Xi Jinping conversa com Putin por telefone e diz que país vê 'esforços positivos' para fim da guerra

Quem é Friedrich Merz, novo chanceler da Alemanha que quer independência dos EUA

Hamas diz que não vai retomar negociação com Israel até que país solte detentos palestinos

Guerra na Ucrânia completa três anos e Zelensky elogia 'heroísmo' da população