Mundo

Pesquisa aponta vitória de centro-esquerda na Itália

Pesquisas divulgadas pela rede de televisão Sky mostraram que a coalizão de centro-esquerda liderada por Pier Luigi Bersani obteve 37% dos votos no Senado

Oficial conta os votos das eleições italianas, em um posto de Roma, em  25 fevereiro de 2013 (REUTERS / Yara Nardi)

Oficial conta os votos das eleições italianas, em um posto de Roma, em 25 fevereiro de 2013 (REUTERS / Yara Nardi)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2013 às 13h03.

Milão - A coalizão de centro-esquerda provavelmente venceu as eleições gerais na Itália, de acordo com os primeiros resultados das pesquisas de boca de urna. A votação foi encerrada às 11h (de Brasília).

Pesquisas divulgadas pela rede de televisão Sky mostraram que a coalizão de centro-esquerda liderada por Pier Luigi Bersani obteve 37% dos votos no Senado, enquanto a coalizão de centro-direita liderada por Silvio Berlusconi ficou com 31,0%. Já o movimento de Beppe Grillo recebeu 16,5% dos votos.

As pesquisas também mostraram que a coalizão de centro-esquerda obteve 34,5% dos votos na Câmara Baixa do Parlamento e a coalizão de centro-direita ficou com 29,0%. O movimento de Grillo teve 19% dos votos. Com isso a coalizão de Bersani terá 340 dos assentos na Câmara Baixa, que tem 630 assentos - um resultado bastante esperado.

Um fator surpreendente foi que a coalizão centrista do primeiro-ministro interino, Mario Monti, pode ter obtido de 7% a 9% dos votos no Senado, abaixo das expectativas.

Cerca de 72,5% dos eleitores que podiam votar compareceram às urnas, menos do que 81,2% em 2008, segundo o Ministério do Interior. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsEleiçõesGoverno

Mais de Mundo

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica

Marcas de carro japonesas miram Índia como novo centro de produção

Democratas vencem em Nova York, Nova Jersey e Virgínia e recuperam ímpeto

Vitória de Mamdani em Nova York dá ânimo para esquerda da Europa