Mundo

Pesquisa online aponta vantagem à independência da Escócia

Pesquisa na web de blogueiro independente mostrou a campanha pró-independência à frente, com o apoio de 53,9 por cento dos eleitores

Escócia: pesquisas tem indicado mudança a favor da independência do país (Russell Cheyne/Reuters)

Escócia: pesquisas tem indicado mudança a favor da independência do país (Russell Cheyne/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 08h56.

Londres - A libra esterlina voltou a cair nesta quarta-feira em relação ao dólar e ao euro, fato atribuído no mercado financeiro a uma pesquisa online sobre a independência da Escócia que apontou uma forte vantagem para o "sim".

As conversas entre os negociantes no mercado se voltava para outra pesquisa que seria divulgada nesta quarta-feira pela agência Survation para o Daily Record. A agência disse no Twitter que esses resultados seriam "muito interessantes".

A pesquisa na web conduzida por um blogueiro independente mostrou a campanha pró-independência à frente, com o apoio de 53,9 por cento dos eleitores enquanto os que pretendiam votar "não" representavam 46,1 por cento.

"Isso se encaixa com a recente tendência que temos visto nas pesquisas, de uma mudança em favor do 'sim'", disse Ian Stannard, chefe de estratégia de câmbio europeu do Morgan Stanley.

É provável que haja muitas outras pesquisas não checadas até o referendo em 18 de setembro, o que poderia levar a uma queda ainda maior da libra esterlina, disse Standard.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoEscócia

Mais de Mundo

Trem mais rápido do mundo deve iniciar operações na China em 2026

‘Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas’, afirma Netanyahu

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos