Mundo

Pirâmide é descoberta sobre tumba de ministro no Egito

Na construção, localizada na região de Al Sheikh Qarna em Luxor, aparece gravada uma imagem do ministro Jay adorando Ra-Hor Ajti


	Pirâmides do Egito: o ministro de Ramsés II participava das festas da coroação do faraó e há duas estátuas dele expostas no Museu Egípcio do Cairo.
 (Ricardo Liberato/Wikimedia Commons)

Pirâmides do Egito: o ministro de Ramsés II participava das festas da coroação do faraó e há duas estátuas dele expostas no Museu Egípcio do Cairo. (Ricardo Liberato/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2013 às 15h00.

Cairo - Uma equipe belga descobriu uma pequena pirâmide que acredita-se que seja o túmulo do ministro Jay, da época do faraó Ramsés II (1304-1237 a.C.), perto da cidade meridional de Luxor, informaram nesta quarta-feira as autoridades egípcias.

O ministro de Estado de Antiguidades egípcio, Mohammed Ibrahim, explicou em comunicado que a pirâmide é de pedra calcária e mede 15 metros de altura e 12 de largura.

Na construção, localizada na região de Al Sheikh Qarna em Luxor, aparece gravada uma imagem do ministro Jay adorando Ra-Hor Ajti, a união dos deuses do Sol e do céu.

As pirâmides de calcário costumavam ser construídas sobre os túmulos dos estadistas na era de Ramsés, durante a qual Jay foi ministro por 15 anos.

Espera-se que ao final das escavações na área, perto do templo de Ramsés II, se descubra a tumba do ministro, acrescentou Ibrahim.

Por sua vez, o responsável geral das antiguidades de Luxor, Mansur Burik, apontou que Jay supervisionou os trabalhadores que levantaram os túmulos reais no Vale dos Reis e das Rainhas, na margem oeste do rio Nilo.

O ministro de Ramsés II participava das festas da coroação do faraó e há duas estátuas dele expostas no Museu Egípcio do Cairo.

Burik destacou que a descoberta é "muito importante", porque Jay é citado em um grande número de documentos egípcios antigos, mas os arqueólogos até agora não conheciam a localização de sua tumba. 

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoHistória

Mais de Mundo

Argentina se despede de Papa Francisco com milhares de pessoas na catedral de Buenos Aires

Quais serão os desafios do próximo Papa?

Reunião de chanceleres do Brics no Rio deverá rechaçar unilateralismo de Trump

Reunião entre Trump e Zelensky em igreja reacende esperança de paz, mas caminho segue incerto