Mundo

PMDB quer participar de reformulações no governo

Até então, cabia ao ex-ministro Antonio Palocci a tarefa de coordenar as relações entre o governo e sua base no Congresso

Senador Romero Jucá: encontro serviu para “analisar o atual quadro político” (José Cruz/Agência Brasil)

Senador Romero Jucá: encontro serviu para “analisar o atual quadro político” (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2011 às 14h33.

Brasília - Na qualidade de maior partido na coligação de apoio ao governo, o PMDB levará à presidente Dilma Rousseff o desejo de participar de reformulações políticas que ocorram do Executivo, a partir do pedido de demissão do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. Essa foi uma das discussões da bancada, ontem (7), no Palácio do Jaburu, residência do vice-presidente, Michel Temer. As informações são do líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL), e do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Até então, cabia a Palocci a tarefa de coordenar as relações entre o governo e sua base no Congresso, apesar de institucionalmente a tarefa ser do ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio (PT-RJ). Segundo Renan Calheiros, foi definido que o PMDB não vai reivindicar à presidente a indicação de um nome para uma possível troca de comando na Secretaria de Relações Institucionais.

Já o líder Romero Jucá, diz que caberá à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT-PR) tratar exclusivamente das questões administrativas de governo. Segundo ele, o encontro dos peemedebistas serviu para “analisar o atual quadro político”, a partir do pedido de demissão de Palocci.

Jucá ressaltou, porém, a necessidade de mais autonomia a Luiz Sério. “ [É preciso] ser delegado a ele poder de definição. O problema é de geografia política”, disse o líder, uma vez que coube a Palocci, até agora, estabelecer as diretrizes de negociações com sua base no Congresso.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilMDB – Movimento Democrático BrasileiroGoverno DilmaPartidos políticosPolíticaCongressoMinistério da Casa CivilAntonio Palocci

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra