Mundo

Polícia prende jovem que efetuou série de disparos em Washington

Rapaz atirou a cerca de 600 metros de distância da Casa Branca; relação entre incidente e balas encontradas no local pelo serviço secreto ainda não está confirmada

O projétil que atingiu a janela não causou quase nenhum dano, já que foi detido pelo vidro blindado (Saul Loeb/AFP)

O projétil que atingiu a janela não causou quase nenhum dano, já que foi detido pelo vidro blindado (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2011 às 19h22.

Washington - Identificado como Oscar Ramiro Ortega, o jovem de 21 anos acusado de ter efetuado uma série de disparos com um fuzil no centro da capital dos Estados Unidos foi detido nesta quarta-feira no estado da Pensilvânia.

Ortega, que já estava com sua prisão decretada, foi encontrado pela Polícia em um hotel perto da cidade de Indiana pouco depois do meio-dia (horário local), informou o jornal "The New York Times".

Segundo as autoridades, o jovem é acusado de ter efetuado uma série de disparos na última sexta-feira a cerca de 600 metros de distância da Casa Branca. O fato foi comprovado depois que os policiais encontraram um veículo abandonado com um fuzil AK-47 registrado no nome de Ortega.

No entanto, ainda não há confirmação entre esse incidente e as balas que o serviço secreto encontrou na última terça-feira na Casa Branca, sendo que uma delas chegou a atingir uma das janelas da fachada sul da mansão presidencial. A outra foi encontrada no lado de fora.

O projétil que atingiu a janela não causou quase nenhum dano, já que foi detido pelo vidro blindado. O serviço secreto descarta a hipótese de ataque porque o presidente Barack Obama não estava no local, e sim no Havaí para acompanhar a cúpula da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec).


O jovem, que tinha problemas com a lei em vários estados americanos, residia no estado de Idaho e tinha se mudado para Washington há apenas algumas semanas, sem informar sua família, que declarou seu desaparecimento às autoridades no último dia 31.

A Polícia de Arlington (Virginia) também deteve o jovem na manhã da última sexta-feira, segundo a rede de televisão "NBC". Apesar de não ter sido divulgado o motivo da abordagem, Ortega foi interrogado, fotografado e depois liberado.

Embora não tenham confirmado a nacionalidade de Ortega, as autoridades já tomaram conhecimento de sua origem hispânica e sua descrição física: um homem moreno, de olhos marrons, com uma espessa barba e múltiplas tatuagens, como a escrita "Israel" no lado esquerdo do pescoço.

A busca pelo jovem foi coordenada em uma ação conjunta do FBI, do Escritório para o Controle do Álcool, Tabaco e Armas de Fogo (ATF), da Polícia nacional de parques e da Polícia metropolitana de Washington.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Prisõesseguranca-digital

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista