Mundo

Pompeo faz reunião com membros de vários países sobre liberdade religiosa

A reunião entre os secretários de Estado de vários países nos Estados Unidos, irá abordar a situação dos rohingyas em Mianmar

Pompeo irá se reunir em 25 e 26 de julho com vários países para defender a liberdade religiosa (Mary F. Calvert/Reuters)

Pompeo irá se reunir em 25 e 26 de julho com vários países para defender a liberdade religiosa (Mary F. Calvert/Reuters)

A

AFP

Publicado em 29 de maio de 2018 às 15h56.

Última atualização em 29 de maio de 2018 às 15h56.

O secretário americano de Estado, Mike Pompeo, anunciou nesta terça-feira (29) que se reunirá em 25 e 26 de julho em Washington com seus homólogos de vários países para defender a liberdade religiosa no mundo.

Será a primeira reunião ministerial desse tipo, declarou ao apresentar o relatório do Departamento de Estado sobre a situação da religião em 2017.

O encontro reunirá os ministros das Relações Exteriores de "governos da mesma sensibilidade", afirmou Pompeo, sem dar mais detalhes sobre os convidados, entre os quais estarão representantes de organizações internacionais, religiosas e da sociedade civil.

Como a cada ano, o relatório apresentado nesta terça-feira, que aborda as limitações à liberdade de culto e crenças no mundo, mostra um panorama sério.

Este ano, o Departamento de Estado enfatiza a situação dos rohingyas, uma minoria muçulmana em Mianmar cujos membros foram empurrados maciçamente ao exílio pelo Exército birmanês. Os Estados Unidos denunciaram em novembro uma "limpeza étnica".

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)MianmarPreconceitosReligião

Mais de Mundo

Menina de 14 anos morre após ser atacada por leão no Quênia

OMS alerta para efeitos dos cortes de fundos dos EUA em áreas de conflito

Rússia e Ucrânia trocam acusações sobre violação da trégua de Páscoa

Exército israelense descarta 'execução' de socorristas palestinos em Gaza