Mundo

Pontificado de Bento XVI foi curto e difícil, diz UE

O alemão Joseph Ratzinger anunciou hoje, durante um consistório (reunião de cardeais) no Vaticano, a sua renúncia a partir dia 28 de fevereiro devido “à idade avançada”

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2013 às 15h43.

O pontificado do papa Bento XVI foi "curto, mas muito difícil" disse hoje (11) o presidente do Conselho da União Europeia, Hernam van Rompuy, em mensagem de poucas linhas divulgada em Bruxelas, Bélgica. "Respeito profundamente a decisão do papa Bento XVI, especialmente tendo em conta que não está em linha com a tradição", declarou.

O alemão Joseph Ratzinger, eleito papa em 2005 aos 78 anos, anunciou hoje, durante um consistório (reunião de cardeais) no Vaticano, a sua renúncia a partir dia 28 de fevereiro devido “à idade avançada”. Ratzinger, um dos cardeais mais idosos a ser eleito papa, está com 85 anos. Antes dele, o último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).

Um novo papa será escolhido até a Páscoa, em 31 de março, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. Anunciou que um conclave deve ser organizado entre 15 e 20 dias após o afastamento do pontífice. Ele assumiu o posto em meio a um dos maiores escândalos enfrentados pela Igreja Católica em décadas - a denúncia de abuso sexual de crianças por clérigos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaReligiãoPapasUnião EuropeiaBento XVI

Mais de Mundo

Turismo bate recordes no Brasil graças aos latino-americanos

'Acho que temos um acordo' sobre Gaza, diz Trump

Netanyahu exige libertação de reféns do Hamas em discurso na ONU

Reino Unido anuncia documento de identidade digital para combater trabalho irregular