Mundo

Popularidade de Putin chega a mínimos históricos, apontam pesquisas

Caso a votação fosse realizada no próximo domingo, o líder russo obteria 42% dos votos, o que não daria a ele uma vitória em primeiro turno

Apesar da perda de popularidade devido a denúncias de fraudes nas eleições legislativas, Putin ainda é o candidato favorito para a presidência russa em 2012 (Getty Images)

Apesar da perda de popularidade devido a denúncias de fraudes nas eleições legislativas, Putin ainda é o candidato favorito para a presidência russa em 2012 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2011 às 07h08.

Moscou - A popularidade do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, que concorrerá às eleições presidenciais em março do ano que vem, caiu a mínimos históricos, segundo pesquisas divulgadas nesta sexta-feira pela imprensa russa.

Caso a votação fosse realizada no próximo domingo, Putin obteria 42% dos votos, segundo o instituto de pesquisa de opinião Vtsiom.

Com estes índices, Putin não conseguiria uma vitória em primeiro turno, apontam os analistas, que concordam que mesmo assim o primeiro-ministro ganhará as eleições presidenciais.

'Putin continua sendo o líder. Ele tem uma notável vantagem em relação aos demais aspirantes à Presidência em 2012. Os resultados das eleições parlamentares afetaram sua popularidade, mas de maneira insignificante', afirmou Valeri Fiódorov, presidente do Vstiom, citado pela agência 'Interfax'.

Segundo a Vtsiom, atrás de Putin estão o secretário-geral do Partido Comunista da Rússia, Gennady Ziuganov (11%); o dirigente do ultranacionalista Partido Liberal Democrático, Vladimir Jirinovski (9%); e o líder do partido social-democrata Rússia Justa, Sergei Mironov (5%).

Já uma pesquisa da Fundação de Opinião Pública (FOP) indicou que a popularidade de Putin caiu em dezembro para 44%, contra os 54,4% registrados em novembro.

Os resultados das pesquisas foram divulgados depois das mais de quatro horas de transmissão ao vivo das respostas do primeiro-ministro às perguntas dos cidadãos e personalidades da Rússia, veiculadas nos principais canais de televisão do país.

A Rússia realizou em 4 de dezembro eleições parlamentares que deram a vitória ao partido Rússia Unida, de Vladimir Putin, o que provocou protestos massivos em dezenas de cidades russas devido às supostas fraudes em favor da legenda governista. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesEuropaFraudesRússia

Mais de Mundo

Ucrânia e EUA assinam acordo para exploração de terras raras no país europeu

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses