Mundo

Portugal tem eleições neste domingo com expectativa de vitória Socialista

Projeção é que Partido Socialista vença maioria dos votos, mas pesquisas indicam que sigla não deve atingir maioria na Assembleia da República

Antonio Costa: atual primeiro ministro de Portugal e membro do Partido Socialista encontra apoiadores nas ruas (Rafael Marchante/Reuters)

Antonio Costa: atual primeiro ministro de Portugal e membro do Partido Socialista encontra apoiadores nas ruas (Rafael Marchante/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de outubro de 2019 às 10h00.

Portugal realiza neste domingo sua 16ª eleição legislativa, em que um número recorde de eleitores, mais de 10,8 milhões, é esperado para escolher 230 deputados. As urnas serão fechadas às 15h (de Brasília). A expectativa é que o Partido Socialista vença a maioria dos votos, mas pesquisas indicam que a sigla não deve atingir maioria na Assembleia da República, o Parlamento do país.

Caso o resultado se confirme, os socialistas terão de negociar alianças com outros partidos de esquerda, como fizeram em seu último mandato com o Partido Comunista Português e o radical Bloco de Esquerda. O conservador Partido da Democracia Cristã e o Partido Pessoas-Animais-Natureza também devem ganhar cadeiras.

O partido que ganha mais assentos na Assembleia da República é convidado a formar um novo governo e a nomear um primeiro-ministro para liderar o país. O atual premiê, o socialista Antonio Costa, deve ser reconduzido se as expectativas para os resultados se confirmarem. Costa observou em seu mandato uma recuperação econômica, com maior crescimento e queda no desemprego. (Com informações da Associated Press)

Acompanhe tudo sobre:PortugalEleições

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro