Mundo

Portugueses escolhem "entroikado" palavra do ano no país

"Entroikado" foi eleito pelos internautas portugueses como a palavra do ano de 2012 no país, com 32% dos votos, em uma eleição proposta por um grupo editorial local


	Protestos em Portugal: palavra é descrita como um adjetivo que em seu uso coloquial serve para descrever algo "que está em uma situação difícil; enrolado, enfastiado"
 (José Manuel Ribeiro/Reuters)

Protestos em Portugal: palavra é descrita como um adjetivo que em seu uso coloquial serve para descrever algo "que está em uma situação difícil; enrolado, enfastiado" (José Manuel Ribeiro/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2013 às 19h06.

Lisboa - Reflexo da crise econômica, o neologismo "entroikado" foi eleito pelos internautas portugueses como a palavra do ano de 2012 no país, com 32% dos votos, em uma eleição proposta por um grupo editorial local.

"Obrigado a viver sob as condições impostas pela "troika"" é a principal definição da palavra. A troika é uma equipe de membros da Comissão Europeia, Banco Central Europeia (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) responsável por propor as duras condições em troca do resgate financeiro de Portugal, vigente desde maio de 2011.

Em uma segunda definição, a palavra é descrita como um adjetivo que em seu uso coloquial serve para descrever algo "que está em uma situação difícil; enrolado, enfastiado".

A eleição foi feita pela Porto Editora, que premia a palavra vencedora com a inclusão de sua definição na versão digital de seu dicionário.

Em segundo lugar, ficou a palavra "desemprego", que atingiu em Portugal 16% em 2012. Em terceiro, "solidariedade". As dez palavras incluídas na eleição pelos linguistas da editora foram escolhidas por "critérios de frequência de uso e de relevância, especialmente nos meios de comunicação e nas redes sociais", explicaram os responsáveis pela votação.

Outras palavras mencionadas foram bóson (referência ao Bóson de Higgs), "cortes" e "imposto", estas duas últimas também relacionadas à crise econômica e às fortes medidas de ajuste aplicadas pelo governo para cumprir com as condições para receber o resgate de 78 bilhões de euros.

Desde 2009, quando começou a ser feita a consulta, as palavras vencedoras foram "esmiuçar", "vuvuzela" (instrumento popularizado no mundial de 2010 da África do Sul) e "austeridade".

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEuropaPiigsPortugal

Mais de Mundo

Trump diz a Musk que ele pode ficar pelo tempo que quiser

EUA busca China para dialogar sobre tarifas, diz imprensa estatal

Kamala Harris denuncia visão 'egoísta' com que Trump governa os EUA

Ataque ucraniano com drones deixa 7 mortos em cidade ocupada pela Rússia