Mundo

Prazo para propostas sobre muro entre México e EUA acaba hoje

David Lapan, porta-voz do Departamento de Segurança Nacional (DHS) americano, disse que o processo de licitação acabará hoje "um minuto antes da meia-noite"

Muro: o muro na fronteira foi uma das promessas eleitorais mais populares de Donald Trump, que assegurou que o custo da obra será assumido pelo México (Getty Images/Getty Images)

Muro: o muro na fronteira foi uma das promessas eleitorais mais populares de Donald Trump, que assegurou que o custo da obra será assumido pelo México (Getty Images/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 4 de abril de 2017 às 20h28.

Washington - O prazo para que empresas privadas apresentem seus projetos para a construção de um muro na fronteira entre México e Estados Unidos termina nesta terça-feira, afirmou um porta-voz do Departamento de Segurança Nacional (DHS) americano, David Lapan.

Em um encontro hoje com veículos de comunicação, entre os quais estava a Agência Efe, Lapan disse que o processo de licitação acabará hoje "um minuto antes da meia-noite".

O muro na fronteira foi uma das promessas eleitorais mais populares do presidente dos EUA, Donald Trump, que assegurou que, embora o Congresso americano tenha que antecipar o dinheiro, o custo da obra será assumido pelo México, cujo governo se nega categoricamente a isso.

No último dia 24 de fevereiro, o governo de Trump informou pela primeira vez do processo de licitação do muro e, desde então, houve vários atrasos nas datas limites estabelecidas para a entrega de protótipos por parte de empresa privadas, embora o prazo acabe finalmente hoje.

O governo dos Estados Unidos antecipou que quer começar a construção do muro nos enclaves fronteiriços estratégicos de El Paso (Texas), Tucson (Arizona) e El Centro (Califórnia).

Estes trechos fazem fronteira com as cidades mexicanas de Ciudad Juárez (Chihuahua), Nogales (Sonora) e Mexicali (Baja California), respectivamente.

O custo estimado do muro fronteiriço foi crescendo progressivamente desde os cerca de US$ 8 bilhões calculados inicialmente por Trump, até US$ 21,6 bilhões, segundo os últimos cálculos do Departamento de Segurança Nacional.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpMéxico

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher