Mundo

Preço ao produtor sobe 0,7% em março na zona do euro

Resultados ficaram levemente acima do previsto pelos economistas

Dados da Eurostat mostram que os custos da energia continuam alimentando a inflação na porta das fábricas (Ian Waldie/Getty Images)

Dados da Eurostat mostram que os custos da energia continuam alimentando a inflação na porta das fábricas (Ian Waldie/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2011 às 10h13.

Londres - O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 0,7% em março, na comparação com fevereiro, e 6,7% ante março do ano passado, segundo informou hoje a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. A alta anual foi a maior desde setembro de 2008. A zona do euro reúne os 17 países que utilizam o euro como moeda.

Os resultados ficaram levemente acima do previsto pelos economistas, que esperavam aumento mensal de 0,6% e anual de 6,6%. Em fevereiro, o PPI havia subido 0,8% ante janeiro e 6,6% em relação a fevereiro de 2010.

Os dados da Eurostat mostram que os custos da energia continuam alimentando a inflação na porta das fábricas. O PPI para energia no mercado doméstico subiu 1,9% em março, na comparação com fevereiro, e 13,0% ante março do ano passado - o maior avanço anual nessa medida desde outubro de 2008.

No entanto, mesmo excluindo a energia, o aumento dos preços na porta das fábricas se igualou ao maior ganho anual desde 1995. O PPI excluindo os segmentos de energia e construção subiu 0,2% no mês e 4,5% no ano em março. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AtacadoComércioEuropaPreçosUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump anuncia criação de vistos 'Gold Card' por US$ 5 para atrair milionários aos EUA

Ucrânia fecha acordo com EUA sobre recursos minerais, diz imprensa americana

Novo boletim médico do Papa Francisco afirma que condição 'permanece crítica, mas estável'

Administração Trump autoriza que agências ignorem ordem de Musk sobre e-mails de prestação de contas