Mundo

Premiê ucraniano falará no Conselho de Segurança na quinta

Luxemburgo, que neste mês está à frente do Conselho, indicou que a sessão será de caráter público


	Arseni Yatseniuk: premiê ucraniano já tinha avançado ontem em sua intenção de comparecer perante o principal órgão de decisão das Nações Unidas
 (AFP)

Arseni Yatseniuk: premiê ucraniano já tinha avançado ontem em sua intenção de comparecer perante o principal órgão de decisão das Nações Unidas (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2014 às 19h36.

Nações Unidas - O primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, discursará na próxima quinta-feira em uma nova sessão do Conselho de Segurança da ONU dedicada à crise em seu país, segundo confirmou nesta terça-feira a presidência rotativa do órgão.

Luxemburgo, que neste mês está à frente do Conselho, indicou que a sessão será de caráter público.

O encontro será presidido pelo ministro luxemburguês das Relações Exteriores, Jean Asselborn.

Yatseniuk já tinha avançado ontem em sua intenção de comparecer perante o principal órgão de decisão das Nações Unidas, embora até hoje não havia confirmado oficialmente o encontro.

O primeiro-ministro ucraniano será recebido amanhã pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em um sinal de reconhecimento de sua legitimidade por parte dos EUA, o que ameaça piorar ainda mais a situação com a Rússia.

Yatseniuk, que assumiu o poder após três meses de protestos populares que acabaram com o regime do presidente Viktor Yanukovich, conta com o respaldo do Ocidente, enquanto a Rússia considera que o interino chegou ao cargo após um 'golpe de Estado'.

No Conselho de Segurança, a Rússia defendeu ontem mais uma vez sua postura e ignorou as chamadas das potências ocidentais a dialogar com a Ucrânia e parar o referendo previsto na Crimeia para o próximo domingo.

Essa consulta também foi criticada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, por acrescentar 'uma complexidade pouco útil a uma situação já tensa e volátil', segundo disse hoje seu porta-voz.

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUDiplomaciaONUUcrânia

Mais de Mundo

Zelensky autoriza recrutamento de pessoas com mais de 60 anos para o Exército

Governo Trump anuncia revogação de política climática dos EUA

Trump diz que reunião com Xi Jinping pode acontecer 'antes do fim do ano'

Reino Unido reconhecerá Estado palestino em setembro se Israel não decretar cessar-fogo