Mundo

Presidente da Colômbia recebe alta de cirurgia neste sábado

No período de recuperação, Juan Manuel Santos "não estará incapacitado, mas terá limitações" para viagens longas e esforços físicos durante algum tempo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2012 às 21h35.

Bogotá - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, receberá alta do hospital neste sábado, após a confirmação de que o tumor maligno retirado de sua próstata estava limitado ao local, informou nesta sexta-feira a equipe médica.

"O tumor estava confinado à glândula (prostática). As bordas, margens e gânglios correspondentes a área cirúrgica são negativos para o tumor, o que nos confere um prognóstico excelente", disse o urologista Felipe Gómez no hospital Santa Fé de Bogotá.

"Estamos prevendo a saída do senhor presidente para amanhã", revelou o médico, responsável pela equipe que realizou a intervenção.

No período de recuperação, Santos "não estará incapacitado, mas terá limitações" para viagens longas e esforços físicos durante algum tempo.

Os médicos retiraram completamente a glândula prostática e estimam que não serão necessários tratamentos adicionais, como quimioterapia.


Santos, 61 anos, foi operado na quarta-feira passada de um pequeno tumor na próstata, detectado em um exame de rotina na Colômbia e confirmado em exames realizados no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York.

O presidente aproveitou a situação para pedir aos colombianos que façam exames de próstata, especialmente se há antecedentes deste tipo na família.

Luis Fernando, irmão do presidente, fez a mesma operação há 14 anos e hoje segue em perfeito estado de saúde. "Um a cada seis homens com mais de 50 anos tem probabilidade de ser diagnosticado com câncer de próstata", lembrou Santos.

O presidente colombiano é o quinto líder regional a ter um câncer diagnosticado, após Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, o venezuelano Hugo Chávez e o paraguaio Fernando Lugo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaSaúde

Mais de Mundo

Ucrânia fecha acordo com EUA sobre recursos minerais, diz imprensa americana

Novo boletim médico do Papa Francisco afirma que condição 'permanece crítica, mas estável'

Administração Trump autoriza que agências ignorem ordem de Musk sobre e-mails de prestação de contas

Chanceler de Lula pede protagonismo global dos países em desenvolvimento no Brics