Mundo

Presidente da Coreia do Sul diz que tempos de guerra ficaram para trás

Durante visita à Rússia, Moon Jae-in destacou as medidas norte-coreanas sobre a desnuclearização da península, após a cúpula com os Estados Unidos

Moon Jae-in afirmou que a paz na península coreana Península ampliará a interação trilateral com a Rússia (Sergei Karpukhin/Reuters)

Moon Jae-in afirmou que a paz na península coreana Península ampliará a interação trilateral com a Rússia (Sergei Karpukhin/Reuters)

E

EFE

Publicado em 21 de junho de 2018 às 12h33.

Moscou - O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, afirmou nesta quinta-feira que os "tempos de guerra" na Península da Coreia "ficaram no passado", em um discurso na Duma, a Câmara de Deputados da Rússia.

"Na reunião dos líderes da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e dos Estados Unidos (Donald Trump) foi anunciada a desnuclearização plena da Península Coreana e o fim das relações hostis", disse Moon aos legisladores russos, no primeiro ato da sua visita ao país.

O presidente sul-coreano destacou que a Coreia do Norte "implementa medidas concretas para a desnuclearização plena, fecha seus polígonos para testes nucleares e lançamento de foguetes".

A Coreia do Sul e os Estados Unidos, afirmou Moon, "respondem com medidas para diminuir a pressão militar sobre o Norte, mediante uma moratória aos exercícios militares conjuntos".

"Para o Sul e para o Norte da Coreia, e para os Estados Unidos, os tempos de guerra ficaram no passado e agora avançamos para a paz e a cooperação", disse Moon, cuja visita à Rússia é a primeira de um presidente sul-coreano em 19 anos.

O chefe de Estado asiático acrescentou que o estabelecimento da paz na Península Coreana "levará à cooperação econômica intercoreana e ampliará a interação trilateral com a Rússia".

"Neste processo de mudanças aceleradas, a assistência e o apoio ativo da Rússia serão de grande ajuda", disse o presidente sul-coreano, que amanhã se reunirá com o chefe de Estado russo, Vladimir Putin.

Está previsto que durante o encontro os presidentes russo e sul-coreano tratem da cooperação trilateral em áreas como o transporte ferroviário e o fornecimento de eletricidade e gás.

Moon também se reunirá com o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev.

O presidente sul-coreano concluirá sua visita à Rússia no próximo sábado, na cidade de Rostov, onde assistirá ao jogo entre Coreia do Sul e México pela Copa do Mundo antes de retornar a Seul.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulDiplomaciaKim Jong-unRússia

Mais de Mundo

Uruguai se despede de Mujica com cortejo e velório aberto ao público antes de cremação

Lula diz que irá ao enterro de Mujica no Uruguai após voltar da China

UE aprova novas sanções contra Rússia, incluindo mais navios de sua frota paralela

Rússia confirma que sua delegação viajará a Istambul para negociações com Kiev