Mundo

Presidente da Costa Rica monta gabinete com maioria de mulheres

O destaque foi para o posto de chanceler para a vice-presidente, Epsy Campbell, primeira mulher a liderar o Ministério das Relações Exteriores do país

Costa Rica: o gabinete é composto por 14 mulheres e 11 homens, o que supera a meta de conseguir uma paridade de gênero (Juan Carlos Ulate/Reuters)

Costa Rica: o gabinete é composto por 14 mulheres e 11 homens, o que supera a meta de conseguir uma paridade de gênero (Juan Carlos Ulate/Reuters)

E

EFE

Publicado em 27 de abril de 2018 às 09h19.

San José - O presidente eleito da Costa Rica, Carlos Alvarado apresentou nesta quinta-feira seu gabinete, integrado por uma histórica maioria de mulheres em destaque para o posto de chanceler para a vice-presidente eleita, Epsy Campbell, primeira mulher a liderar o Ministério das Relações Exteriores do país.

Alvarado, que assumirá o cargo no próximo dia 8 de maio, afirmou em um evento oficial que "foi uma tarefa árdua" formar este grupo de trabalho "muito talentoso, paritário e multipartidário".

O líder eleito agradeceu aos ministros designados "o sentido patriótico de levar adiante a esta nação maravilhosa, com esforço e vontade de ter um futuro melhor para aqueles que vivem neste país e as gerações futuras".

O gabinete é composto por 14 mulheres e 11 homens, o que supera a meta de conseguir uma paridade de gênero e que pela primeira vez na história do país consolida uma maioria de mulheres.

Epsy Campbell, quem será a primeira mulher negra em exercer a vice-presidência em um país da América Latina, por sua vez será a primeira ministra das Relações Exteriores do país.

Campbell é economista, ex-deputada, reconhecida política do país e ativista pela igualdade de gênero e defesa dos direitos humanos, especialmente pela não discriminação.

Como ministra da Fazenda foi nomeada María del Rocío Aguilar; a economista Edna Camacho como ministra Coordenadora do Conselho Econômico, e Dyala Jimenez será a ministra do Comércio Exterior.

A única ministra que vem do governo de Luis Guillermo Solís, correligionário de Alvarado, é Sylvie Durán no ministério da Cultura e Juventude. EFE

Acompanhe tudo sobre:Costa RicaEleiçõesMulheres

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento