Mundo

Presidente da Sérvia tem alta após ser hospitalizado em retorno dos Estados Unidos

Aleksandar Vucic iria se reunir com Donald Trump, mas voltou para casa devido a uma dor no peito

Presidente da Sérvia tem alta após ser hospitalizado em retorno dos EUA (Getty Images)

Presidente da Sérvia tem alta após ser hospitalizado em retorno dos EUA (Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 3 de maio de 2025 às 18h13.

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, foi internado brevemente em um hospital militar em Belgrado neste sábado (3), após retornar dos Estados Unidos, mas já teve alta e está estável, informaram as autoridades e o seu cardiologista.

Depois de voltar para casa dos Estados Unidos sem se reunir com o presidente americano, Donald Trump, devido a uma dor no peito, Vucic "foi internado na Academia Médica Militar imediatamente depois de aterrissar" em Belgrado, disse seu gabinete.

O chefe de Estado sérvio "deixou o VMA [hospital militar de Belgrado] pouco depois das 17h (12h em Brasília)" e "me disse que se sentia melhor", declarou o ministro sérvio das Finanças, Sinisa Mali, à televisão pública RTS.

Segundo Mali, que viajou para os EUA com Vucic, o presidente sérvio começou a passar mal quando se preparava para uma "reunião informal", na sexta-feira, com Donald Trump.

O anúncio coloca em dúvida a visita prevista de Vucic à Rússia, um país próximo à Sérvia, para as celebrações do 80° aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, em 9 de maio.

Na quinta-feira, o líder sérvio assegurou que cumpriria sua palavra com seu contraparte russo, Vladimir Putin, e se uniria aos cerca de 20 chefes de Estado que viajarão a Moscou para essa ocasião, comemorada com grande pompa com um desfile militar na Praça Vermelha.

No entanto, qualquer visita a Putin implicaria no risco de provocar a ira da União Europeia, um bloco ao qual a Sérvia deseja se juntar.

Acompanhe tudo sobre:SérviaEstados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

Enviado da ONU pede que Israel interrrompa ataques à Síria

Milei aposta em inflação de 1% até outubro após cortes bilionários em gastos públicos

Trabalhistas vencem eleições gerais na Austrália

Zelensky revela que em reunião com Trump discutiram sanções adicionais contra a Rússia