Mundo

Presidente do Equador assume neste sábado mandato até 2017

Correa, no poder desde 2007, ganhou as eleições de fevereiro passado com 57,7% dos votos válidos


	O presidente do Equador, Rafael Correa: a Embaixada do Equador em Brasília informou que o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, liderará a delegação de seu país na cerimônia.
 (REUTERS/Ricardo Rojas)

O presidente do Equador, Rafael Correa: a Embaixada do Equador em Brasília informou que o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, liderará a delegação de seu país na cerimônia. (REUTERS/Ricardo Rojas)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2013 às 15h04.

Quito - O presidente do Equador, Rafael Correa, assumirá neste sábado seu terceiro mandato presidencial consecutivo, que se estenderá até o ano de 2017, em cerimônia da qual participarão uma dezena de chefes de estado, o Príncipe Felipe da Espanha e outros dignatários.

Correa, no poder desde 2007, ganhou as eleições de fevereiro passado com 57,7% dos votos válidos e seu movimento político, o Alianza País, obteve a maioria absoluta na Assembleia Nacional.

A cerimônia de posse do novo cargo começará às 10h (horário local, 12h de Brasília) na Assembleia Nacional onde seu presidente, Gabriela Rivadeneira, do Alianza País, colocará nele a faixa presidencial.

A Embaixada do Equador em Brasília informou que o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, liderará a delegação de seu país na cerimônia, pois a presidente Dilma Rousseff se encontra em visita oficial na África.

A Embaixada do Equador em Brasília informou que o vice-presidente Michel Temer liderará a delegação de seu país na cerimônia, pois a presidente Dilma Rousseff está em visita oficial à África.

Está confirmada a presença dos líderes Sebastián Piñera (Chile), Michel Martelly (Haiti), Laura Chinchilla (Costa Rica), Porfirio Lobo (Honduras), Nicolás Maduro (Venezuela) e Evo Morales (Bolívia).


Além disso, Danilo Medina (República Dominicana), Juan Manuel Santos (Colômbia) e Mikheil Saakashvili (Geórgia) confirmaram que estarão na posse de Correa.

Na cerimônia também estará presente o príncipe Felipe da Espanha, quem chegará hoje ao Equador e se reunirá com o chefe de Estado no palácio de Carondelet, sede do Executivo.

Além da cerimônia oficial de posse, o presidente participará às 18h (20h de Brasília) em um ato simbólico de início do novo período perante o povo, que acontecerá no Parque do Bicentenário, onde antes funcionava o aeroporto de Quito.

Também se prevê para domingo um ato popular similar ao da capital na cidade litorânea de Guayaquil (sudoeste), de onde é oriundo o chefe de Estado. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEquadorPolítica

Mais de Mundo

Zelensky autoriza recrutamento de pessoas com mais de 60 anos para o Exército

Governo Trump anuncia revogação de política climática dos EUA

Trump diz que reunião com Xi Jinping pode acontecer 'antes do fim do ano'

Reino Unido reconhecerá Estado palestino em setembro se Israel não decretar cessar-fogo