Mundo

Presidente israelense reconhece erros junto aos árabes

Rivlin resolveu se dirigiu à comunidade de árabes israelenses por ocasião do aniversário do chamado "massacre de Kafr Qasim


	Reuven Rivlin: presidente estendeu a mão num momento em que vários conflitos com os palestinos sacodem Jerusalém
 (Ronen Zvulun/Reuters)

Reuven Rivlin: presidente estendeu a mão num momento em que vários conflitos com os palestinos sacodem Jerusalém (Ronen Zvulun/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2014 às 17h26.

O presidente israelense Reuven Rivlin admitiu neste domingo os erros passados e presentes de Israel ante a comunidade árabe, à qual estendeu a mão num momento em que vários conflitos com os palestinos sacodem Jerusalém Oriental.

Rivlin resolveu, em um gesto cheio de simbolismo, dirigir-se à comunidade de árabes israelenses por ocasião do aniversário do chamado "massacre de Kafr Qasim", ocorrido em 29 de outubro de 1956. A polícia de fronteira de Israel matou naquele dia 47 civis árabes israelenses para impor o toque de recolher nesse povoado perto de Tel-Aviv.

"Estou aqui para dizer outra vez: um crime atroz aconteceu aqui", afirmou Rivlin em Kafr Qasim. "Vim aqui, nestes dias difíceis, para estender-lhes a mão e dizer que estes dias de desafios ameaçam nos levar a um banho de sangue e sofrimento", afirmou.

As declarações do presidente israelense, cujo papel é basicamente honorário, foram feitas em um momento em que Jerusalém Oriente, na parte palestina da cidade anexada por Israel, vive um clima de distúrbios.

A polícia enfrenta manifestantes desde que, na quarta-feira passada, um palestino de 21 anoa jogou seu carro contra um grupo de pessoas, matando um bebê. A polícia em seguida o matou.

Os árabes israelenses são os descendentes dos 160.000 palestinos que permaneceram em sua terra depois da criação do Estado hebreu em 1948. Hoje representam mais de 20% dos oito milhões de israelenses.

Acompanhe tudo sobre:IsraelDiplomaciaConflito árabe-israelense

Mais de Mundo

EUA sancionam duas maiores petrolíferas da Rússia por guerra na Ucrânia

Portugal anuncia suspensão de emissão de vistos de procura de trabalho

China inicia formulação do 15º Plano Quinquenal para definir metas de 2026 a 2030

Pela primeira vez, há registro de mosquitos na Islândia; entenda