Mundo

Presidente russo apoia vaga para Índia no Conselho da ONU

Índia pleiteia uma vaga no Conselho de Segurança - o principal órgão da ONU - refletindo sua importância econômica e demográfica

índia: a China tradicionalmente se opõe à reivindicação indiana

índia: a China tradicionalmente se opõe à reivindicação indiana

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2010 às 06h33.

Nova Délhi - O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse nesta terça-feira que apoia à reivindicação indiana por uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, o que poderia representar uma pressão diplomática sobre a China, rival regional de Nova Délhi.</p>

Medvedev declarou seu apoio numa entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, no início de uma visita de dois dias à Índia.

A Índia pleiteia uma vaga no Conselho de Segurança -- o principal órgão da ONU -- refletindo sua importância econômica e demográfica. Outros países emergentes, como o Brasil, também reivindicam sua inclusão como membro permanente do Conselho, propondo sua ampliação.

O Conselho de Segurança da ONU tem cinco membros permanentes com poder de veto - Grã-Bretanha, China, França, Rússia e Estados Unidos -, além de dez membros rotativos e sem direito a veto. A China tradicionalmente se opõe à reivindicação indiana.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaÍndiaONU

Mais de Mundo

Zelensky abre cúpula internacional de apoio a Ucrânia após três anos de guerra

Emmanuel Macron apresentará a Trump 'propostas' para a paz na Ucrânia

Xi Jinping conversa com Putin por telefone e diz que país vê 'esforços positivos' para fim da guerra

Quem é Friedrich Merz, novo chanceler da Alemanha que quer independência dos EUA