Mundo

Presidentes de México e Guatemala avaliarão danos após abalo

Os presidentes da Guatemala e do México vão aproveitar reunião para avaliar danos causados pelo forte terremoto que sacudiu regiões dos dois países


	Mexicanos limpam fachada de restaurante destruída por terremoto
 (Juan Manuel Blanco/Reuters)

Mexicanos limpam fachada de restaurante destruída por terremoto (Juan Manuel Blanco/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2014 às 13h55.

Guatemala - Os presidentes da Guatemala, Otto Pérez Molina, e do México, Enrique Peña Nieto, aproveitarão uma reunião nesta segunda-feira no estado de Chiapas para avaliar os danos causados pelo forte terremoto que sacudiu regiões dos dois países, informou uma fonte oficial.

O secretário de Comunicação Social da presidência da Guatemala, Francisco Cuevas, confirmou à Agência Efe que "em breve" sairão para Chiapas para cumprir com a agenda de trabalho que tinha sido programada adiantadamente.

A reunião será aproveitada para avaliar de forma conjunta os danos causados pelo tremor que foi registrado hoje na zona fronteiriça entre ambos países, disse.

Pérez Molina e Peña Nieto inaugurarão do lado mexicano um programa com o qual buscam ordenar o trânsito de centro-americanos por esse lugar.

No estado mexicano de Chiapas, o terremoto alcançou uma magnitude de 6,9 na escala Richter e deixou pelo menos dois mortos, segundo o diretor de Defesa Civil desse estado, Luis Manuel García Moreno.

Enquanto isso na Guatemala, onde o tremor teve uma magnitude de 6,4 graus, a Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred) reporta pelo menos três mortos e um número não precisado de feridos.

As autoridades de Defesa Civil iniciaram a avaliação dos danos do violento terremoto, sobretudo no departamento de San Marcos, fronteiriço com o México, que seria o mais afetado.

O terremoto de 7,1 graus na escala Richter que sacudiu o país centro-americano em 7 de novembro de 2012 deixou 44 mortos, 30 deles em San Marcos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisGuatemalaMéxicoTerremotos

Mais de Mundo

EUA anuncia medidas contra projetos chineses da Rota da Seda nas Américas após adesão da Colômbia

Peru anuncia criação de 'rota turística' do papa Leão XIV

'As ideias que Pepe plantou todos esses anos não morrem’, diz Lula no velório de Mujica

Inflação no Brasil vai cair conforme China exportar mais produtos para cá, diz estudo