Mundo

Príncipe William comparecerá ao funeral do Papa Francisco representando o rei Charles III

Herdeiro do trono britânico seguirá a tradição estabelecida por seu pai, que também compareceu ao funeral do Papa João Paulo II representando Elizabeth II em 2005

Príncipe William: herdeiro do trono britânico vai representar o pai, Rei Charles III, no funeral do Papa Francisco (Chris Jackson/Getty Images)

Príncipe William: herdeiro do trono britânico vai representar o pai, Rei Charles III, no funeral do Papa Francisco (Chris Jackson/Getty Images)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 22 de abril de 2025 às 15h30.

Última atualização em 22 de abril de 2025 às 15h38.

Tudo sobrePapa Francisco
Saiba mais

O príncipe William comparecerá ao funeral do Papa Francisco no próximo sábado na Cidade do Vaticano, representando a família real britânica e seu pai, o rei Charles III, segundo informou o Palácio de Kensington em um comunicado divulgado nesta terça-feira.

O príncipe de Gales, herdeiro do trono britânico e futuro chefe supremo da Igreja Anglicana, seguirá assim a tradição estabelecida por seu pai, que também compareceu ao funeral do Papa João Paulo II representando Elizabeth II em 2005.

Junto com a rainha Camila, Charles III esteve entre os líderes mundiais que visitaram Francisco recentemente. Duas semanas atrás, o casal real britânico teve uma reunião privada de 20 minutos com o pontífice em sua residência na Casa Santa Marta, durante sua visita de Estado à Itália e após a hospitalização do Papa devido a uma pneumonia bilateral.

O Palácio de Buckingham destacou a visita, que havia sido inicialmente cancelada devido à saúde de Francisco, como "um momento especial e muito significativo".

Ao saber de sua morte na segunda-feira, Charles III disse que Francisco será lembrado "por sua compaixão, sua preocupação com a unidade da Igreja e seu incansável compromisso com as causas comuns de todas as pessoas de fé e de boa vontade que trabalham em benefício dos outros".

Além do príncipe William, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, também estará presente na Praça de São Pedro, no Vaticano, representando a delegação britânica.

Nenhum membro da família real compareceu ao funeral do Papa anterior, Bento XVI, em janeiro de 2023, sendo a então ministra da Educação britânica, Gillian Keegan, a representante de mais alto escalão do Reino Unido presente na cerimônia.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoVaticanoIgreja CatólicaRei-Charles-IIIReino Unido

Mais de Mundo

Mais de 100 universidades condenam 'interferência' de Trump após Harvard processar governo americano

Por que o Papa Francisco parou de assistir TV nos anos 1990?

Quem é o arcebispo brasileiro que ajudará na organização do funeral do Papa Francisco?

Quem são cardeais brasileiros que podem votar no conclave? Conheça Dom Odilo Scherer e outros seis