Mundo

Prisão de Deborah Guerner não foi motivada por Operação Caixa de Pandora

Promotora é investigada pela sua atuação durante a operação do mensalão do Distrito Federal, mas foi presa por suspeitas de crimes em São Paulo

José Roberto Arruda diz que a procuradora Deborah Guerner tentou extorqui-lo (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

José Roberto Arruda diz que a procuradora Deborah Guerner tentou extorqui-lo (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2011 às 18h08.

Brasília – A prisão da promotora Deborah Guerner e do marido dela, Jorge Guerner, nesta quarta-feira (19), não foi motivada pela Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal, que investiga o escândalo do pagamento de propina a políticos e empresários do Distrito Federal. Segundo informou a Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1), o casal Guerner teve a prisão preventiva decretada por suspeita de formação de quadrilha e falsificação de documentos, delitos que teriam sido praticados em São Paulo.

No Distrito Federal, Deborah Guerner é acusada de extorquir dinheiro do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda para poupá-lo de investigações sobre irregularidades no trato do dinheiro público, como autorizar contratos sem licitação e receber propina. O outro denunciado é o ex-procurador-geral de Justiça do DF Leonardo Bandarra, que também teria se beneficiado do esquema de corrupção.

Em relação à Caixa de Pandora, uma nova denúncia feita na última sexta-feira (15) pelo procurador Ronaldo Albo afirma que a promotora teria cometido fraude processual ao simular insanidade mental para não ser punida pelos crimes pelos quais responde. O MP afirma que há documentos que comprovam que ela chegou a treinar com um psiquiatra para parecer insana diante das autoridades. A juíza Mônica Sifuentes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ainda vai decidir se aceita a nova acusação contra Guerner.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEscândalosFraudesJustiçaPrisõesBrasília

Mais de Mundo

Netanyahu anuncia negociações para libertar reféns israelenses em Gaza

EUA suspende operação naval no Caribe após risco de furacão

Comércio da China com países da OCX cresce 3% e alcança recorde em 2024

'Tudo o que fiz foi PERFEITO': Trump comemora após corte de NY anular multa bilionária por fraude