Mundo

Problema técnico em avião atrasa viagem de Merkel para cúpula do G20

O avião, que ia direto rumo a Buenos Aires, precisou fazer uma escala forçada na cidade de Colônia, ainda na Alemanha

Angela Merkel: chanceler deve se reunir com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, da Rússia, Vladimir Putin, dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping (Thomas Trutschel/Getty Images)

Angela Merkel: chanceler deve se reunir com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, da Rússia, Vladimir Putin, dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping (Thomas Trutschel/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 29 de novembro de 2018 às 20h57.

Berlim - Um problema técnico no avião que levava a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, rumo à Argentina nesta quinta-feira, 29, para participar da cúpula do G20 fez com que a viagem fosse adiada até amanhã, dia de abertura do evento. O avião, que ia direto rumo a Buenos Aires, precisou fazer uma escala forçada em Colônia, ainda na Alemanha. Localizar outra aeronave oficial com capacidade para levar a delegação que acompanhava Merkel foi impossível, o que provocou o adiamento da viagem para sexta-feira.

Merkel dormirá em Colônia e depois seguirá até Madri com parte da delegação alemã. Da capital espanhola, a chanceler continuará a viagem em um voo comercial para Buenos Aires.

A aeronave oficial usada por Merkel, um Airbus chamado Konrad Adenauer, em homenagem ao primeiro chanceler da Alemanha Ocidental, tinha cumprido apenas uma hora da viagem. O problema ocorreu quando o avião passava pelo espaço aéreo da Holanda. Além de Merkel, estavam no avião o ministro de Finanças, Olaf Scholz, e vários jornalistas, que rapidamente relataram o que estava ocorrendo nas redes sociais.

Após várias horas em Colônia, a equipe de Merkel constatou que não seria possível encontrar outro avião para fazer o trajeto cruzando o Oceano Atlântico ainda hoje. O Airbus decolou de Berlim por volta das 19h locais (16h em Brasília) e pousou em Colônia duas horas mais tarde. O atraso afetará sensivelmente a agenda de Merkel em Buenos Aires. A previsão era que a chanceler alemã se encontrasse com os presidentes da Argentina, Mauricio Macri, da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping.

Fontes do governo alemão ainda não informaram se alguma das reuniões será cancelada devido ao atraso. Além dos presidentes citados, Merkel também deve se reunir com os primeiros-ministros da Índia, Narendra Modi, e da Austrália, Scott Morrison.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelBerlimBuenos AiresG20

Mais de Mundo

Brasil entra formalmente em ação da ONU contra Israel por genocídio em Gaza

Israel ameaça Gaza com nova escalada se não houver trégua com libertação de reféns

EUA abre investigação contra Harvard por causa de patrocínio de vistos internacionais

Espanha pede união contra protecionismo de Trump em visita ao Paraguai