Mundo

Procuradores suecos planejam interrogar Assange em breve

O fundador do WikiLeaks está no prédio da embaixada do Equador em Londres para evitar extradição para a Suécia, onde enfrenta acusações de abuso sexual


	Fundador do WikiLeaks, Julian Assange, durante coletiva de imprensa na emabaixada do Equador em Londres. Ele nega as acusações de abuso sexual
 (John Stillwell/AFP)

Fundador do WikiLeaks, Julian Assange, durante coletiva de imprensa na emabaixada do Equador em Londres. Ele nega as acusações de abuso sexual (John Stillwell/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2015 às 08h19.

Estocolmo - Procuradores suecos planejam questionar o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, na embaixada do Equador em Londres em junho ou julho, disse um dos procuradores nesta segunda-feira.

Os procuradores enviaram um pedido de assistência legal às autoridades inglesas e pediram permissão ao Equador para interrogar Assange durante estes dois meses, disse o procurador em nota.

O australiano de 43 anos está no prédio da embaixada do Equador desde junho de 2012 para evitar extradição para a Suécia, onde enfrente acusações de abuso sexual contra duas mulheres em 2010. Ele nega as acusações.

Os procuradores inicialmente insistiram que Assange deveria viajar à Suécia pra ser interrogado, mas, em uma reviravolta, aceitaram conduzir os questionamentos em Londres.

Acompanhe tudo sobre:EuropaJulian AssangePaíses ricosPersonalidadesSuéciaWikiLeaks

Mais de Mundo

Príncipe Harry confessa que quer 'reconciliação' com o resto da família real

Chile anula alerta de tsunami na Antártida, mas mantém precaução em Magallanes

Hamas expressa disposição para libertar reféns, mas acusa Netanyahu de prolongar guerra

Venezuela rejeita ordem da CIJ de suspender eleições em área disputada com Guiana